Gonartrose - Artrose do Joelho

O que é?
Sintomas
Diagnóstico
Tratamento

A artrose do joelho corresponde a um desgaste da articulação do joelho, com perda progressiva da cartilagem, aparecimento de osteófitos ("bicos de papagaio"), deformidade e derrame articular. Pode ocorrer de forma primária, ou secundária a fraturas, lesões dos meniscos ou ligamentos, doenças reumáticas, etc.

 

A artrose do joelho está associada a dor e perda de função, tipicamente com diminuição da mobilidade e limitação da capacidade de marcha, interferindo significativamente com a qualidade de vida nas fases mais avançadas. O joelho apresenta-se deformado e, frequentemente, com derrame articular (líquido).

O diagnóstico é realizado através de RX, podendo ser complementado pela Ressonância Magnética (RM).

Na fase inicial podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios que, em conjunto com um plano adequado de fisioterapia, permitem o alívio da dor e melhoria da função articular, apesar de não tratarem a artrose.

A injeção intra-articular de ácido hialurónico (viscossuplementação) pode aliviar os sintomas, sobretudo nas fases iniciais da doença.

Nos casos de falência do tratamento conservador está indicado o tratamento cirúrgico. Estão disponíveis diferentes opções, como osteotomia (secção e realinhamento ósseo) ou prótese do joelho (substituição ou artroplastia da articulação), dependendo do estado articular e do alinhamento do membro.