Qualidade CUF

A José de Mello Saúde, enquanto líder de mercado na prestação de cuidados de saúde, assume o compromisso com os princípios orientadores do desenvolvimento sustentável.

O respeito por estes princípios traduz-se no imperativo de assegurar, em cada momento, a criação de valor e, com isso, a satisfação dos Clientes, Colaboradores, Acionistas e Entidades terceiras com quem a José de Mello Saúde colabora no exercício da sua atividade.

Neste âmbito, a José de Mello Saúde desenvolve um Modelo de Gestão Integrado que define:

Prestação de cuidados de saúde

A prestação de cuidados de saúde, de acordo com as melhores práticas, a excelência tecnológica, e a mais recente e comprovada evolução científica na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico da doença, sustentada na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.

Um modelo de prestação de cuidados assente na procura contínua de soluções para dar resposta às necessidades dos nossos clientes.

Segurança do doente

A manutenção de um programa transversal para a Gestão do Risco Clínico e Não Clínico, que estabelece e prioriza ações para identificação de potenciais riscos e prevenção da sua ocorrência, reforçado pela implementação das recomendações de boas práticas, por forma a eliminar danos desnecessários decorrentes da prestação de cuidados de saúde.

Segurança da informação

A proteção da Informação, como suporte à eficiência do serviço prestado aos seus clientes, assente na integridade, disponibilidade dos sistemas e infraestruturas de informação e na confidencialidade dos dados.

Eficiência ambiental

A identificação dos aspetos ambientais resultantes da prestação de cuidados de saúde permite avaliar os impactos e priorizar as ações, tendo em vista a sua minimização e controlo.

A promoção da utilização sustentável de recursos naturais, designadamente energia e água, prevenção da poluição e redução, reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos.

Segurança e saúde do trabalho

A identificação dos perigos a que os profissionais se encontram expostos, no âmbito da segurança e saúde do trabalho, tendo em vista a avaliação dos riscos e priorização de ações, garantindo a sua minimização e controlo.

A prevenção da ocorrência de lesões, incidentes, acidentes e doenças profissionais.

Requisitos legais

O cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em vigor, bem como outros requisitos que se subscreva.

Melhoria contínua

O estabelecimento de uma cultura de melhoria contínua que consolida a gestão dos processos, e promove a eficiência do modelo de gestão integrado.

Certificações e Acreditação

 

Prosseguindo o objetivo estratégico, traduzido no compromisso estabelecido na Política da Qualidade, Ambiente e Segurança da CUF, os hospitais e clínicas do Grupo têm vindo a alcançar com sucesso a obtenção da Certificação e/ou Acreditação dos seus sistemas de gestão da qualidade.

  • Clínica CUF Almada - desde 2017
  • Hospital CUF Cascais - desde 2009
  • Hospital CUF Descobertas - desde 2007
  • Hospital CUF Infante Santo - desde 2007
  • Clínica CUF Mafra - desde 2014
  • Clínica CUF Miraflores - desde 2015
  • Hospital CUF Porto - desde 2012
  • Instituto CUF Porto - desde 2014
  • Clínica CUF S. Domingos de Rana - desde 2016
  • Clínica CUF S. João da Madeira - desde 2018
  • Hospital CUF Santarém - desde 2017
  • Hospital CUF Torres Vedras - desde 2009
  • Hospital CUF Viseu - desde 2018

 

Os hospitais e clínicas CUF são certificados pela norma NP EN ISO 9001, na total abrangência dos seus serviços de prestação de cuidados de saúde.

A certificação na totalidade de uma unidade de saúde foi obtida, pela primeira vez em Portugal, pelas unidades de saúde CUF.

A entidade certificadora das unidades CUF é a SGS (Société Générale de Surveillance) ICS – International Certification Services.

O Sumário Executivo do Relatório da Qualidade e Segurança Clínica de 2018 reflete o desempenho dos hospitais e clínicas CUF.