quem somos CUF

Quem somos

Missão e valores José de Mello Saúde

 

Consciente do papel que desempenha no país, como empresa 100% portuguesa e como referência na prestação de cuidados de saúde, a José de Mello Saúde assume, desde a sua origem, um compromisso sério e responsável com os seus clientes, parceiros, fornecedores, com o Estado e com a sociedade em geral.

 

Promover a prestação de serviços de saúde com os mais elevados níveis de qualidade e conhecimento, respeitando o primado da vida e o ambiente, através do desenvolvimento do capital intelectual das organizações, numa busca permanente do melhor é a missão da José de Mello Saúde.

 

Para concretizar a sua missão, a José de Mello Saúde desenvolve a sua atividade com base em três plataformas de excelência, nomeadamente a excelência em talento humano, a excelência no serviço e a excelência em operações e sistemas.

Missão CUF - Excelência em talento humano
Missão CUF: Excelência no serviço
Missão CUF: Excelência em operações e sistemas

A cultura e os valores da José de Mello Saúde constituem o padrão de comportamento que respeitamos e expressamos na gestão diária das nossas atividades. 

 

Os colaboradores da José de Mello Saúde têm responsabilidades acrescidas na consolidação desta identidade, através da afirmação e transmissão desses valores.

Respeito pela Dignidade e Bem-estar da Pessoa

Valor CUF - Respeito pela dignidade e bem estar da pessoa

Desenvolvimento Humano

Valor CUF: Desenvolvimento Humano

Competência

Valor CUF - Competência

Inovação

Valor CUF - Inovação

Integrado nos valores da José de Mello Saúde está o Código de Ética CUF - saiba mais aqui.

Qualidade, Inovação e Investigação

 

A José de Mello Saúde assume a qualidade como um vetor distintivo na prestação de cuidados de saúde e dispõe de um modelo de gestão clínica assente na monitorização e avaliação de um vasto conjunto de indicadores nas suas unidades.

 

Enquanto entidade prestadora de cuidados de saúde, a José de Mello Saúde mantém o seu compromisso de crescimento sustentável assente num dos pilares estratégicos da organização: o projecto clínico diferenciador. 

Esta posição estratégica, transversal a todas as unidades hospitalares, assume como objectivo principal a criação de valor para o cliente e reflete-se na diferenciação da oferta, na organização dos cuidados de saúde, na excelência do corpo clínico e na qualidade clínica dos seus cuidados, que é comprovada através dos vários sistemas de gestão da qualidade e dos programas de certificação e acreditação a nível nacional e internacional.


Conheça a Política de Qualidade, Certificações de Qualidade e Relatórios de Qualidade José de Mello Saúde aqui.

 

 

Na José de Mello Saúde inovar é explorar soluções geradoras de diferenciação e valor, recorrendo a uma visão e ação criativas que permitam à organização planear o seu futuro e assegurar a sua sustentabilidade.

 

A Investigação, Desenvolvimento e Inovação são ativos essenciais para sustentar uma oferta competitiva, que explore novas soluções geradoras de diferenciação e valor para os clientes e profissionais da José de Mello Saúde.

Disponibilizamos um modelo de prestação de cuidados de saúde assente na procura contínua de soluções, para dar resposta às necessidades dos doentes, de acordo com as melhores práticas, a excelência tecnológica e a mais recente e comprovada evolução científica. Quer se trate de prevenção, diagnóstico ou tratamento clínico da doença, trabalhamos de forma sustentada na obtenção de resultados clínicos, periodicamente monitorizados e reavaliados face aos objetivos e metas definidos.

 

Na José de Mello Saúde, a aposta no ensino, na formação e na investigação clínica é uma prioridade. 

 

A José de Mello Saúde considera estratégicos para o desenvolvimento da atividade de prestação de cuidados de saúde o investimento no ensino e a cooperação com as instituições universitárias.

Tem, por isso, procurado estabelecer acordos de cooperação com as principais universidades portuguesas que se consubstanciam em intercâmbios de valor acrescentado para todos os intervenientes. 

Encarando o relacionamento com a academia e a comunidade científica como um meio indispensável de geração e partilha de conhecimento, a José de Mello Saúde tem igualmente diversas parcerias com entidades de que trabalham na área da investigação e desenvolvimento.

A atividade formativa da José de Mello Saúde está centralizada na CUF Academic and Research Medical Center, constituída para valorizar e reforçar o conhecimento e competências dos profissionais de saúde. Assente em princípios de rigor e ética e nos mais elevados padrões de qualidade e conhecimento, a CUF Academic and Research Medical Center posiciona-se como Centro de Referência no setor da saúde e desenvolve a sua atividade junto de players nacionais e internacionais.

A nossa história

 

Uma presença com mais de sete décadas na saúde e que tem como ambição chegar a todos os Portugueses.

 

Marcos históricos: 

 

1945 Hospital CUF Infante Santo |  nasce o Hospital da CUF, hoje conhecido como Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa, para prestar cuidados de saúde a cerca de 80 mil pessoas, nomeadamente aos trabalhadores da Companhia União Fabril e aos seus familiares.

 

1995 Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) | Primeiro Hospital do Serviço Nacional de Saúde gerido em regime de Parceria Público-Privada, em Portugal.

 

1991 Clínica CUF Belém | Abertura de unidade de ambulatório diferenciada.

 

2001 Hospital CUF Descobertas | Alavancando na sua experiência de décadas e satisfazendo as necessidades do mercado, a CUF consolida a sua imagem de referência na hospitalização privada em Lisboa com a abertura de um novo hospital.

 

2003 Clínica CUF Alvalade | Expansão da área de ambulatório da CUF através da abertura de uma unidade focada na medicina física e reabilitação desportiva.

 

2006 Dr. Campos Costa | Início da expansão geográfica em Portugal da CUF, no Porto.

 

2006 Instituto Médico de Cascais | Consolidação da liderança na área de ambulatório com a aquisição de uma unidade em Cascais.

 

2006 Grupo Hospitalário Quirón | Aquisição de participação acionista num operador de referência em Espanha.

 

2007 Instituto CUF Porto | Primeira unidade CUF construída de raiz no Norte de Portugal, assentando numa forte diferenciação ao nível do corpo clínico e da tecnologia.

 

2008 Hospital CUF Torres Vedras | Alargamento da rede CUF fora dos grandes centros urbanos em Portugal.

 

2008 Hospital CUF Cascais | Aquisição de clínica ao Grupo Português de Saúde, com o objetivo de alargar a oferta na zona de Cascais.

 

2008 Hospital Fernando Fonseca | Fim do contrato de gestão do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

 

2009 Hospital de Braga | Início da gestão do Hospital de Braga.

 

2010 Hospital CUF Porto | Abertura, à época, do maior hospital privado da zona norte do país.

 

2011 Hospital Vila Franca de Xira | Início da gestão do Hospital Vila Franca de Xira.

 

2012 Grupo Hospitalário Quirón | Venda da participação.

 

2014 Clínicas CUF Mafra,  S. Domingos de Rana e Sintra | Abertura de Clínicas.

 

2015 Dr. Campos Costa | Venda de participação.

 

2015 Clínica CUF Miraflores | Abertura de Clínica.

 

2015 Hospital CUF Santarém | Início da gestão do Hospital Privado de Santarém. 

 

2016 Hospital CUF Viseu | Abertura de Hospital.

 

2016 Clínica CUF Almada | Abertura de Clínica.

 

 2017 Clínica CUF São João da Madeira | Abertura de Clínica.

 

 2018 Hospital CUF Coimbra | Abertura de Hospital.

 

 2018 Clínica CUF NOVA SBE  | Abertura de Clínica.

 

2018 Hospital CUF Descobertas | Expansão do hospital com abertura de um novo edifício.

 

2019 Hospital CUF Sintra | Abertura de Hospital, que substitui a Clínica CUF Sintra.

 

2019 Hospital de Braga | Fim da gestão do Hospital de Braga.

 

2020 Hospital CUF Torres Vedras | Expansão do hospital com a criação de uma unidade de cuidados intermédios e um hospital de dia, serviços únicos no setor privado na região Oeste.