Teleconsulta do Dia

Marcar Teleconsulta do Dia

Pode agendar a sua Teleconsulta do Dia

ligando para o +351 21 405 45 45

ou através do My CUF



A pensar em todos os casos de doença aguda não urgente, a CUF disponibiliza a Teleconsulta do Dia, sem que tenha de sair de casa. Este serviço está indicado para casos como sintomas respiratórios, febre, tosse, queixas urinárias, dores no corpo, dores nas costas, náuseas, vómitos e inflamação nos olhos.

 

A Teleconsulta do Dia é agendada para o próprio dia, no horário que lhe for mais conveniente, todos os dias da semana, incluindo feriados. A Teleconsulta do Dia Adultos funciona entre as 8h e as 22h e a Teleconsulta do Dia - Pediatria está disponível entre as 10h e as 14h e as 16h e as 22h.

 

Este serviço é direcionado para toda a população, tanto adultos como crianças*. Para usar a Teleconsulta do Dia é necessário ter uma conta My CUF  (pode aderir aqui).

 

Caso seja necessária uma observação médica presencial, será feito o encaminhamento para o Hospital ou Clínica CUF da sua preferência.

 

 

*Para a realização da Teleconsulta do Dia - Pediatria, os clientes menores de 16 anos têm que estar acompanhados por um adulto responsável. 

Como marcar?
Como aceder?
Como pagar?

Marcar uma teleconsulta através do My CUF

Aceda ao My CUF, procure a unidade "CUF Online" e selecione  “Teleconsulta do Dia - Adulto” ou  “Teleconsulta do Dia - Pediatria”, conforme o seu caso. Na app My CUF pode ainda optar por selecionar "Encontrar assistência imediata" na homepage ou menu "Serviços".

 

Marcar uma teleconsulta por telefone

Contacte-nos através do número de telefone 21 405 45 45 e solicite a marcação de uma Teleconsulta do Dia, indicando se é para um adulto ou uma criança.

 

Confirmação da marcação

Irá receber dois e-mails:

  • e-mail de confirmação da teleconsulta
  • e-mail com as instruções de acesso à teleconsulta

1. Cinco minutos antes da hora marcada, abra o e-mail com as instruções e clique no link para entrar na teleconsulta e fazer a admissão.

Não esquecer: assegure-se que tem boa ligação à internet e verifique que tem a câmara e o microfone ligados

 

2. Faça a admissão com o apoio do administrativo

 

3. Aguarde a chegada do médico

 

4. Realize a teleconsulta

 

5. Quando terminar a teleconsulta com o médico, aguarde a chegada do administrativo para realizar o check-out 

 

6. Termine a teleconsulta.

Não esquecer: desligue a teleconsulta e feche a janela.

Após terminar a teleconsulta poderá efetuar o pagamento no My CUF ou por referência multibanco.*

 

No My CUF

Aceda à área de faturas e siga as instruções de pagamento.

 

Por referência multibanco

Quando receber a fatura em casa ou por e-mail, siga as instruções de pagamento.

 

* A disponibilização dos dados para pagamento poderá não ser imediata.

* Horário Atendimento Telefónico: dias úteis das 8h00 às 19h00; sábados, das 9h00 às 18h00; domingos e feriados - encerrado

Perguntas Frequentes
O que é a Teleconsulta do Dia?

A Teleconsulta do Dia é uma consulta à distância, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, destinada a adultos e crianças. É marcada para o próprio dia, de acordo com a sua conveniência. A Teleconsulta do Dia é uma alternativa para os casos de doença aguda não urgente.

Em que situações recorrer à Teleconsulta do Dia

A Teleconsulta do Dia é uma opção para todos os casos de doença não urgente em que não seja necessária interação ou contacto físico:

  • Alterações na pele
  • Diarreia, obstipação
  • Dor articular
  • Dor de ouvidos ou garganta
  • Dor lombar
  • Febre
  • Inflamação ou ardor nos olhos
  • Náuseas, vómitos
  • Queixas urinárias
  • Tosse ou outras queixas respiratórias
Em que casos não é indicada?

Nas seguintes situações clínicas não deve recorrer à teleconsulta:

  • Alteração da consciência (sonolência marcada)
  • Dificuldade a respirar ou falta de ar
  • Dor ou aperto no peito
  • Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar
  • Ferimentos por acidente
  • Hemorragias abundantes
  • Intoxicações
  • Queimaduras graves

Nestes casos deverá ligar o 112.

Como posso marcar a minha Teleconsulta do Dia?

Pode marcar a Teleconsulta do Dia através do My CUF, procurando a unidade "CUF Online" e selecionando “Teleconsulta do Dia - Adulto” ou  “Teleconsulta do Dia - Pediatria”, conforme o seu caso. Na app My CUF pode ainda optar por selecionar "Encontrar assistência imediata" na homepage ou menu "Serviços".

Pode também por agendar a Teleconsulta do Dia por telefone (21 405 45 45).

Horário Atendimento Telefónico: dias úteis das 8h00 às 20h00; sábados, domingos e feriados das 9h00 às 18h00

Como acedo à Teleconsulta do Dia?

Para aceder à teleconsulta deverá seguir as instruções enviadas por e-mail após a marcação da consulta.

Deve ligar cinco minutos antes da hora marcada para a admissão ser feita por um administrativo.

Quais as condições necessárias?

Pode aceder à teleconsulta em qualquer dispositivo com acesso à internet, com uma câmara e microfone (smartphonetablet ou computador). Verifique sempre se tem bom acesso à internet, de forma a minimizar interrupções durante a realização da teleconsulta.

A teleconsulta apenas poderá ser efetuada para o cliente agendado.

Uma consulta médica exige um um ambiente adequado para assegurar a sua qualidade, segurança e privacidade. Para realizar uma teleconsulta procure um lugar privado, com boa luminosidade, sem ruído e onde esteja confortável, evitando ambientes exteriores. Não deve também estar ocupado com outras atividades, de forma a garantir atenção na interação com o médico.

O médico poderá recusar a realização da teleconsulta, se considerar que não estão reunidas as condições necessárias.

E se precisar de mostrar resultados de exames?

Se os exames foram realizados num hospital ou clínica CUF, o médico terá acesso através do sistema.

Se os exames foram realizados em outra unidade de saúde, pode apresentar os relatórios dos exames através da câmara ou partilhá-los no ecrã com o seu médico.

Como recebo as prescrições de medicamentos?

As prescrições de medicação são enviadas por SMS ou e-mail.

Se tiver uma conta My CUF ativa, as prescrições de medicamentos ficam também disponíveis na app.

Como recebo as prescrições de exames?

Se tiver uma conta My CUF ativa, as prescrições de exames ficam disponíveis na app.

O médico consegue ver meu histórico clínico?

Sim. Durante a teleconsulta do dia o médico tem acesso ao seu histórico clínico, bem como aos resultados de exames que tenha realizado no seu hospital ou clínica CUF.

Os dados clínicos recolhidos durante a teleconsulta são registados no seu processo clínico e ficam disponíveis para consultas futuras.

É feito o encaminhamento, caso seja necessário?

No caso de necessitar de uma consulta de seguimento ou de exames, pode marcá-los no hospital ou clínica CUF da sua conveniência com o apoio do administrativo que realizará o seu check out após o término da consulta médica.

Se a sua situação apresentar critérios de urgência será encaminhado para um Atendimento Permanente da sua conveniência. Este será alertado da sua chegada. Os médicos deste serviço terão acesso aos registos efetuados na consulta.

Em todos os casos, após a consulta receberá um relatório resumo da mesma.

Como pago a Teleconsulta do Dia?

O pagamento da teleconsulta pode ser realizado por duas vias:

  1. My CUF: aceder à área de faturas e seguir as instruções na app
  2. Por referência multibanco: seguir as instruções de pagamento na fatura recebida por e-mail ou correio

Nos dois cenários, a disponibilização dos dados para pagamento poderá não ser imediata.

A minha seguradora comparticipa a Teleconsulta?

Atualmente as Teleconsultas são comparticipadas pelas seguintes seguradoras e subsistemas: Allianz, CTT Médis, Future Healthcare, Generali, INCM, Médis, Montepio, Multicare, Multicare-PT, Plano + CUF, SAMS SIB, Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos (SSCGD), RAR.

A CUF está a trabalhar em conjunto com todas as seguradoras e subsistemas para garantir a comparticipação da Teleconsulta do Dia.

No caso dos clientes das seguradoras e subsistemas sem acordo (não especificadas acima, como por exemplo: ADSE, AdvanceCare, IASFA, SAD-GNR, SAD-PSP), o total do valor da Teleconsulta do Dia será suportado pelo cliente.

Para mais esclarecimentos pode contactar a CUF através do número de telefone 21 405 45 45

Posso fazer a teleconsulta se não tiver My CUF?

A "Teleconsulta do Dia" só está disponível para clientes com conta My CUF. Pode aderir ao My CUF de forma rápida e eficaz aqui

Não sou cliente CUF, posso marcar uma consulta?

Se não é cliente CUF e deseja realizar uma Teleconsulta do Dia, basta aderir ao My CUF aqui

Os meus dados estão seguros?

A solução tecnológica de Teleconsulta CUF garante a proteção dos seus dados (HIPAA compliant). Os nossos profissionais de saúde acedem aos seus dados através de uma rede segura da CUF.