Rotura de ligamentos

O que é?
Sintomas
Causas
Diagnóstico
Tratamento
Prevenção

A rotura de ligamentos é uma lesão geralmente resultante de traumatismo, em que ocorre a rotura completa dos ligamentos que unem os ossos do corpo.

Os ligamentos são constituídos por fibras de colagénio, dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas nas outras. São maleáveis e flexíveis para permitir a liberdade dos movimentos, porém são fortes, resistentes e elásticos (para não ceder facilmente à ação de forças). Tal com os tendões, desempenham um papel na estabilização do esqueleto durante o movimento, podendo ambos sofrer lesões. Os ligamentos tendem a ficar mais frágeis com a idade e as roturas tornam-se mais comuns à medida que se envelhece.

As lesões nos ligamentos são geralmente acompanhadas de dor no local da lesão e dificuldade na mobilização do membro afetado.

  • Prática desportivas
  • Traumatismos (quedas, pancadas)
  • Fraqueza muscular devida a sedentarismo

O diagnóstico baseia-se na observação clínica do doente sendo frequentemente necessário exames de imagem como a ressonância magnética da zona afetada.

A ligamentoplastia é um procedimento cirúrgico que consiste na reconstrução de uma articulação estável através de retalhos dos ligamentos próximos.

Há que evitar os fatores de risco para prevenir a rotura de ligamentos. Para tal é necessário a prática moderada de desporto, fortalecer os músculos junto dos ligamentos e ter uma vida ativa, evitando o sedentarismo.

Fontes:

Medical News Today