Previna as lesões musculares e dos tendões

Desporto
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Muito comuns em quem tem por hábito a prática de desporto, conheça melhor as lesões musculares e dos tendões, o que as pode causar e aprenda a preveni-las.

As lesões musculares são a causa mais frequente de incapacidade física no desporto, correspondendo a cerca de 30 a 50% das lesões. As lesões musculares podem ser causadas por pancadas diretas e estiramentos. Cerca de 90% das lesões musculares no desporto correspondem a estiramentos.

As lesões musculares podem dividir-se consoante o grau:

  • Ligeiras (grau I): presença de inchaço e desconforto
  • Moderadas (grau II): perda de função e formação de hematoma ou equimose
  • Graves (grau III): rotura completa, dor intensa e hematoma de grandes dimensões

 

As causas das lesões musculares

De um modo geral, as lesões musculares devem-se a:

 

1. Métodos de treino incorretos

Os métodos de treino incorretos levam a que não se recupere do treino, posteriormente,

de forma adequada. Não se interromper a atividade quando surge algum tipo de dor pode

levar ao desenvolvimento de uma lesão muscular.

 

2. Anomalias estruturais

As anomalias estruturais podem aumentar o risco de lesão muscular ao provocarem uma

distribuição desigual do esforço pelas várias partes do corpo. Isto acontece, por exemplo,

quando corremos em superfícies irregulares ou quando as pernas são desiguais em

comprimento, o que leva a que se exerça uma força maior sobre a anca e o joelho da

perna mais comprida. Um dos fatores biomecânicos que causa a maioria das lesões do

pé, da perna e da anca é a excessiva rotação dos pés para dentro depois de entrarem em

contacto com o solo.

 

3. Fraqueza dos músculos

Os músculos, os tendões e os ligamentos rompem-se quando são submetidos a esforços

superiores à sua força intrínseca. Por exemplo, podem lesionar-se se forem demasiado

fracos ou rígidos para o exercício que se está a tentar praticar. As articulações são mais

propensas às lesões quando os músculos e os ligamentos que as sustentam são fracos,

como acontece depois de uma entorse. Os ossos que se encontram enfraquecidos pela

osteoporose podem fraturar-se mais facilmente.

 

Como prevenir as lesões

  • As lesões crónicas podem ser prevenidas realizando-se um intervalo de um mínimo de 2 dias entre os períodos de treino intensivo ou alternando os exercícios que forçam diferentes partes do corpo.
  • Interromper o exercício ao primeiro sinal de dor limita a lesão a essas fibras, permitindo uma recuperação mais rápida.
  • Os exercícios de fortalecimento ajudam a prevenir as lesões. Devemos exercitar os músculos contra uma maior resistência de forma progressiva, como praticar um desporto cada vez mais intenso.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de uma lesão é essencialmente clínico e a ecografia e a ressonância magnética são utilizadas como exames complementares à avaliação clínica.

Os princípios do tratamento das lesões musculares assentam no método PRICE: proteção, repouso, gelo, compressão e elevação. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudam a controlar a dor e a inflamação e a fisioterapia contribui para o processo de reabilitação. A duração da fisioterapia dependerá do grau de gravidade e complexidade da lesão. As injeções de corticoides na área lesionada ou nos tecidos circundantes aliviam a dor e reduzem o inchaço. Porém, estas injeções podem atrasar o processo de cura, aumentando o risco de lesão do tendão ou da cartilagem.

A cirurgia tem indicações muito específicas.

 

Quando regressar à prática de desporto

Embora o tratamento permita, na maior parte dos casos, uma recuperação eficaz, as consequências deste tipo de lesões podem, por vezes, ser graves e impedir, durante semanas ou até meses, o regresso à atividade desportiva.

A atividade ou o desporto que causou a lesão devem ser evitados até à cura. A substituição por atividades que não forcem a zona lesionada é preferível à inatividade completa, visto que esta causa a perda da massa muscular, da força e da resistência.

 

Aquecimento e arrefecimento

O aquecimento antes de se iniciar qualquer exercício é essencial para prevenir lesões. O aquecimento prepara os músculos para exercícios enérgicos. Já o arrefecimento corresponde a uma redução gradual da velocidade antes de se interromper o exercício e evita as tonturas ao manter a circulação sanguínea. Quando se interrompe bruscamente um exercício enérgico, o sangue pode acumular-se nas veias das pernas, reduzindo momentaneamente a irrigação cerebral e provocando tonturas ou desmaio. O arrefecimento também ajuda a eliminar resíduos (como o ácido lático) dos músculos.

 

Outros cuidados a ter para prevenir lesões

Os exercícios de alongamento não parecem prevenir as lesões, mas permitem alongar os músculos de forma a que estes se possam contrair mais eficazmente e funcionar melhor. O uso de equipamento adequado a cada modalidade/atividade é essencial na prevenção de lesões musculares e dos tendões.