Medicina Desportiva

A Medicina Desportiva é uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação de patologias relacionadas com o exercício físico e a prática desportiva em todos os grupos etários desde atletas recreacionais a profissionais. 

Na sua vertente preventiva e numa de perspetiva de proteção da saúde do praticante a Medicina Desportiva ocupa-se igualmente de  promover a avaliação da aptidão e orientação para atividade física realizando Exames Médico-Desportivos destinados e recomendados a todos os praticantes e obrigatório para os atletas federados. 

A Medicina Desportiva tem vindo também a assumir um papel primordial na prevenção de doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, psiquiátricas entre outras através da orientação e prescrição da prática do exercício físico regular 

Nos Hospitais e Clínicas CUF, os especialistas de Medicina Desportiva exercem o seu trabalho em constante articulação e colaboração multidisciplinar com as áreas da Ortopedia, Fisiatria, Cardiologia, Imagiologia, Nutrição, entre outras.

Consultas

Veja as nossas consultas na especialidade Medicina Desportiva e faça a sua marcação.

Hospitais e Clínicas

Saiba em que Hospitais e Clínicas encontra a especialidade de Medicina Desportiva.

Centros

Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.

Unidades autónomas

As Unidades autónomas podem estar integradas em Centros CUF e são estruturas com percursos clínicos de equipas multidisciplinares com o objetivo de diagnosticar e tratar uma doença ou várias doenças do mesmo órgão ou sistema.