Cirurgia Pediátrica

A Cirurgia Pediátrica é uma especialidade muito abrangente que se dedica ao tratamento cirúrgico de deformidades congénitas ou adquiridas, de lesões traumáticas ou de doenças adquiridas, atuando desde o nascimento da criança até aos 18 anos de idade.  

O âmbito da especialidade engloba o tratamento cirúrgico em vários órgãos e sistemas do corpo e seu seguimento cirúrgico ao longo das várias fases do crescimento do recém-nascido, da criança ou do jovem. Tem ainda uma vertente complementar de aconselhamento da grávida com diagnóstico pre-natal de patologia malformativa do feto. Tem várias áreas de desenvolvimento sendo as principais a cirurgia digestiva, a cirurgia urológica, a cirurgia torácica, a cirurgia neonatal, a cirurgia do trauma, a cirurgia ginecológica e a cirurgia oncológica.

 

No Atendimento Pediátrico Permanente, permite a resolução do trauma cirúrgico simples, das lesões agudas por queimaduras, das complicações infeciosas cutâneas mais frequentes. Participa com a Equipa de Pediatria, na resolução das situações clínicas que exigem cirurgia urgente ou emergente como sejam o tratamento de um quadro clínico de abdómen agudo cirúrgico ou de escroto agudo cirúrgico ou de patologia urgente torácica.

 

No Berçário e na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, a Cirurgia Pediátrica pode ser chamada para realizar gestos simples ao recém-nascido na incubadora ou pode necessitar de realizar procedimentos cirúrgicos complexos com Anestesia Geral no Bloco Operatório.

 

Na Consulta Externa é definida a orientação e a planificação dos cuidados cirúrgicos, quer para um internamento curto em regime de Cirurgia de Ambulatório, quer para um internamento programado pela complexidade dos gestos cirúrgicos, quer para um seguimento ao longo do crescimento.

 

No Bloco Operatório, a Equipa de Cirurgia Pediátrica em conjunto com a Equipa de Anestesiologia valoriza o ambiente pediátrico permitindo sempre que possível, a presença de um familiar direto durante a indução anestésica e promovendo a cirurgia de ambulatório com alta clínica precoce. Nas cirurgias mais complexas pode ser exigido um internamento temporário exigente em Cuidados Intensivos ou Cuidados Intermédios de modo programado ou inesperado.

 

A Cirurgia Minimamente Invasiva tem vindo a ser privilegiada em todas as áreas de diferenciação como sejam a laparoscopia, a toracoscopia, a cirurgia urológica endoscópica, a cirurgia ginecológica endoscópica com laser, entre outras.

 

A Cirurgia Pediátrica na CUF dispõe de uma Equipa de cirurgiões experientes que abordam multidisciplinarmente as várias áreas de diferenciação de modo a permitir dar cuidados cirúrgicos de excelência em ambiente pediátrico, com precisão e segurança para a criança e para o jovem. Esta especialidade trabalha em estreita articulação com outras especialidades como a Pediatria ou a Anestesiologia e serviços com o Atendimento Permanente, o Internamento e os Cuidados Intensivos e Intermédios.

Ler mais
Consultas

Veja as nossas consultas na especialidade Cirurgia Pediátrica e faça a sua marcação.

Hospitais e Clínicas

Saiba em que Hospitais e Clínicas encontra a especialidade de Cirurgia Pediátrica.