71

A litíase urinária ou cálculos renais (pedras nos rins) é um problema global que afeta todas as faixas etárias. A sua prevalência a nível mundial tem vindo a aumentar nos últimos anos em todo o mundo. 

A probabilidade de desenvolver litíase urinária é de 0,5% por ano de vida na Europa e E.U.A.  Estudos epidemiológicos  demonstram a associação entre diabetes, hipertensão e síndrome metabólico com litíase urinária. Metade dos doentes com litíase urinária, terão uma recidiva nos 10 anos de vida seguintes. 
 
As complicações da litíase abrangem as cólicas renais, infecções urinárias, até quadros mais graves de insuficiência renal, sépsis ou perda de unidades renais. 

Toda esta morbilidade mesmo a menos severa causa grande sofrimento ao doente e familiares e representa um encargo grande para a sociedade. 

Trata-se, pois, de um problema sério que necessita de uma resposta rápida e de soluções eficazes no seu tratamento e estão disponíveis na Unidade de Litíase CUF.

A Unidade de Litíase do Hospital CUF Descobertas tem profissionais dedicados, com experiência nesta área e que têm sido referências nacionais e internacionais no seu tratamento. Para além de um corpo clínico de excelência dispõe ainda de todos os meios necessários para o diagnóstico e de tratamento. Conta ainda com o apoio de várias Especialidades para estudo e prevenção da recorrência da Litíase - Nefrologia , Endocrinologia, Gastroenterologia e Nutrição.

É o Hospital privado mais desenvolvido no país no que respeita a tecnologia de tratamento, utilizando cirurgia minimamente invasiva.

  • O moderno Trilogy para Cirurgia Percutânea de cálculos grandes, utilizando uma fonte de energia mista;
  • Laser P120, um dos laser mais modernos e eficazes no mercado atual,
  • Laser de Túlio, uma nova tecnologia revolucionária, disponível desde Julho 2020, e que tem padrões da mais  elevada  eficácia e segurança

A Unidade da Litíase do Hospital CUF Descobertas é ainda um dos 5  Centros de Referência Internacional na utilização do novo Laser de Túlio.

Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Litíase Urinária e faça a sua marcação.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF