Unidade de Litíase Urinária

A litíase urinária ou cálculos renais (pedras nos rins) é um problema global que afeta todas as faixas etárias. A sua prevalência a nível mundial tem vindo a aumentar nos últimos anos em todo o mundo. 

A probabilidade de desenvolver litíase urinária é de 0,5% por ano de vida na Europa e E.U.A.  Estudos epidemiológicos  demonstram a associação entre diabetes, hipertensão e síndrome metabólico com litíase urinária. Metade dos doentes com litíase urinária, terão uma recidiva nos 10 anos de vida seguintes. 
 
As complicações da litíase abrangem as cólicas renais, infecções urinárias, até quadros mais graves de insuficiência renal, sépsis ou perda de unidades renais. 

Toda esta morbilidade mesmo a menos severa causa grande sofrimento ao doente e familiares e representa um encargo grande para a sociedade.

A Unidade de Litíase Urinária da CUF fornece opções cirúrgicas abrangentes e avançadas no tratamento dos cálculos renais (pedras nos rins).

Os doentes que recorrem a esta unidade beneficiam de um amplo espetro de tecnologias e técnicas endoscópicas, bem como do acesso a equipamentos de última geração.