Precisa de ajuda?

Precisa de ajuda?
Consigo desde o primeiro momento

Receber a notícia de um diagnóstico de cancro é um momento inesquecível, perturbador e confuso. Em poucos segundos, a vida acabou de mudar.

É por isso, que a CUF Oncologia organizou a sua rede nacional de cuidados oncológicos de forma a responder com rapidez e segurança às necessidades de quem nos procura. Uma rede pensada para  apoiar e acompanhar desde o primeiro momento a pessoa com cancro e os seus cuidadores.

Conheça todos os recursos que temos à sua disposição.

Primeiros Passos
Marcar uma consulta

Para marcar uma consulta e passar a ser seguido pela CUF Instituto de Oncologia poderá fazê-lo presencialmente nas nossas unidades, utilizar a nossa linha directa gratuita 800 100 077  ou utilizar a marcação online através do seu My CUF.

Os nossos colaboradores estão disponíveis para o esclarecer sobre as equipas clínicos, acordos com seguros e sub-sistemas de saúde e parcerias, que reconhecemos importantes neste momento inicial.

Prepare-se para a sua primeira consulta

Esta primeira consulta é muito importante e deixamos alguns conselhos para que possa ser proveitosa para o seu percurso.

Traga consigo toda a informação sobre todos os registos médicos e outros documentos que serão necessários para a sua primeira consulta. 

Se lhe for possível e desejável, traga consigo um familiar ou amigo para o acompanhar neste primeiro passo e participar na discussão, tirar notas ou apenas ouvir e apoiá-lo. 

Check-list para a primeira consulta:

  • Resultados de exames de diagnóstico que possua
  • Informação de tratamentos passados e historial de saúde
  • Informações sobre o seu seguro de saúde, se aplicável

A sua equipa clínica fará tudo para antecipar as suas dúvidas e receios. Pode e deve solicitar todos os esclarecimentos de que necessite, sobre o tipo de cancro que tem, a evolução da sua doença, sobre todos os exames e tratamentos propostos e alternativas aos mesmos, efeitos secundários associados, entre outros. 

A sua equipa de cuidados
Equipa Médica

Do diagnóstico ao tratamento e no período de vigilância irá, possivelmente, cruzar-se com os seguintes profissionais:

  • Diagnóstico:

O seu especialista ou Médico Assistente CUF, o médico anátomopatologista, o médico radiologista/imagiologista, o médico de Medicina Nuclear,  o geneticista

 

  • Tratamento:

 O seu especialista, o médico oncologista ou o hematologista, o cirurgião oncológico, o radioncologista, o radiologista de intervenção, o neurocirurgião

 

  • Equipas de suporte:

Cuidados Paliativos, Nutrição, Psico-oncologia, Psiquiatria, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Interna, Cardioncologia 

 

Algumas especialidades, podem inclusivamente fazer o seu disgnóstico e o tratamento, dependerá sempre do seu tipo de cancro e do estadio da doença. No entanto, seja qual for o seu caso, será sempre discutido em reunião multidisciplinar.

Equipa de Enfermagem

A equipa de enfermagem é constituída por elementos diferenciados na área de cirurgia, oncologia e cuidados paliativos. 

São profissionais experientes e disponíveis que participam na equipa multidisciplinar, colocando-o a si no centro dos cuidados. 

Os nossos doentes e os seus familiares podem contar com as equipas de enfermagem para expor os seus problemas e/ou esclarecer dúvidas.

Para os doentes que recebem tratamento em hospital de dia ou de radioterapia, a LADO - Linha de Apoio ao Doente Onológico está disponível 24h.

Gestor Oncológico

Na CUF Oncologia, o doente conta com o apoio e orientação dos nossos gestores oncológicos, um assistente pessoal que lhe dá total apoio em todas as necessidades organizativas que decorram do seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento, bem como aos seus familiares e cuidadores.

É um serviço gratuito, integrado na rede de cuidados oncológicos e que estabelece a ponte com outros serviços e a sua equipa multidisciplinar.

Conheça a equipa de Gestores Oncológicos.

 

Cuidar de A a Z

Conheça as equipas e serviços à sua disposição para o diagnóstico e tratamento do cancro.

Diagnóstico do cancro

Um conjunto de passos como a consulta, os exames de imagem e a análise ao microscópio executados pelos peritos da CUF Oncologia.

Tratamento do Cancro

A CUF Oncologia disponibiliza os tratamentos mais avançados na abordagem ao cancro executados por equipas com muita experiência.

Serviços complementares
Cuidados Paliativos Cuidados Domiciliários
Reabilitação Cuidados Domiciliários
materiais para ostomia
Oncologia e Cuidados Domiciliários
Indivíduo prepara alimentos aliados no tratamento do cancro
Grupo de mulheres reúne-se para discutir o impacto psicológico do cancro da mama
maquilhagem em doente oncologica
Precisa de ajuda? Fale connosco

Contacte um dos nossos Gestores Oncológicos para o guiar e acompanhar desde o primeiro momento. Se preferir pode agendar uma consulta através da nossa linha gratuita.

Icons/Base/S/Bas-008 Created with Sketch.
Direitos e Beneficios
Recursos de Apoio
Apoio ao Cuidador

O Estado Português concede, aos portadores de doença oncológica, uma série de direitos, regalias e benefícios, de natureza variada, mediante prova da doença. Deverá pedir ao seu médico, diretamente ou através do nosso Gestor Oncológico, um relatório sucinto sobre o seu diagnóstico e tratamento e cópia do exame que faz prova do diagnóstico - habitualmente exame histológico.

O acesso a estes benefícios é obtido através do seu médico de família, no Centro de Saúde da sua área de residência, mediante apresentação de relatório médico.

 

Benefícios fiscais

Aos doentes oncológicos com incapacidade avaliada em 60% ou superior são atribuídos benefícios fiscais (nomeadamente IRS). Para requerer a incapacidade deverá dirigir-se à Autoridade de Saúde (Delegado de Saúde) do seu Centro de Saúde.

 

Principais Benefícios

  • Acesso ao Ensino Superior em contingente especial de vagas
  • Acesso, em condições especiais, a concursos de admissão na Função Pública
  • Pedido de isenção de uso de cinto de segurança (dependente de Autoridade de Saúde)
  • Pedido de local de estacionamento de viatura junto a residência ou local de trabalho (Câmara Municipal do Concelho da residência)
  • Isenção de taxas moderadoras
  • Comparticipação de medicamentos
  • Ajudas técnicas (cadeiras de rodas, cabeleiras, etc)
  • Aquisição de viatura própria com benefício em Imposto Automóvel
  • Acesso a condições especiais de crédito a habitação ou a subsídio de renda de casa
  • Isenção de imposto sobre juros de contas poupança reforma

Poderá contar com o apoio dos nossos gestores oncológicos para tirar todas as dúvidas e auxilia-lo no que precisar na obtenção dos seus benefícios.

Associações de doentes

Existem várias associações de apoio ao doente oncológico e ao cuidador que o podem ajudar a lidar melhor com a doença, principalmente pela pertilha de experiências com outros doentes. Estas páginas, são apenas alguns exemplos que recomendamos:

 

Páginas de interesse

Para conhecer melhor esta realidade das doenças oncológicas e sobre o seu tipo de cancro, recomendamos algumas das mais relevantes sociedades clínicas e científicas:

Na CUF Oncologia, apercebemo-nos do quão difícil é tratar de nós próprios quando alguém que gostamos está doente e precisa de nós. Como familiar, amigo ou cuidador de alguém com cancro, muitas vezes vemo-nos a assumir responsabilidades e preocupações, ao mesmo tempo que lidamos com as nossas próprias emoções. 

Poderá ter que aprender mais sobre o diagnóstico ou opções de tratamento do seu ente querido, ou até contribuir para a tomada de decisões no caminho a percorrer.

Poderá mesmo ter de desenvolver novas capacidades e conhecimentos ou até mesmo aprender a administrar medicação.

Poderá igualmente ser preciso a sua ajuda para ajudar o seu ente querido fisicamente, quando este tiver enfraquecido.

Providenciar este cuidado pode parecer quase como um trabalho a tempo inteiro, partilhado tantas vezes com responsabilidades profissionais ou familiares. Para muitos, o stress de ser cuidador pode tornar-se avassalador, sentindo-se exausto, irritável, ansioso ou deprimido.

Não se isole, conte com o apoio de outros familiares ou amigos e mantenha, dentro do possível a sua vida social.

Da nossa parte, conte sempre com o apoio do Gestor Oncológico, da equipa de enfermagem e da equipa médica para o orientar.