Inspirar a inclusão

A CUF quer ser uma empresa cada vez mais inclusiva, promovendo e apoiando projetos de integração social e profissional de pessoas com deficiência.

 

As nossas iniciativas:

 

Membro do Inclusive Community Forum

O ICF é uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva. Estamos entre as 24 empresas nacionais que assinaram o compromisso para a empregabilidade das pessoas com deficiência.

 

Programa de formação para a inclusão

Garantir a inclusão de pessoas com deficiência é um desafio enorme e as empresas podem desempenhar um papel muito importante, tornando a nossa sociedade mais inclusiva.

A CUF desenvolveu um programa de formação para a captação de talentos e empregabilidade de pessoas com deficiência e promove ações de sensibilização junto dos seus colaboradores.

 

Revista Visão Braille

A CUF apoia a edição braille da Revista Visão, de distribuição gratuita junto da comunidade de cegos em Portugal e com distribuição nas escolas de ensino especial. 

 

Atendimento Língua Gestual Portuguesa

Os nossos clientes têm acesso a atendimento telefónico em Língua Gestual Portuguesa através do Portal do Cidadão Surdo (serviço de vídeo-interpretação).

Parcerias com entidades que promovem a inclusão de pessoas com deficiência

 

BIPP Semear

Parceria com a Associação BIPP, que tem como missão implementar programas sustentáveis que promovam a participação activa da pessoa com deficiência na sociedade.

Através do apoio ao Projecto Semear, contribuímos diretamente para a capacitação e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

 

Protocolo com a APSA

Parceria com a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger para integração de jovens adultos, no âmbito do Programa Empregabilidade, que visa integrar profissionalmente jovens/adultos com Síndrome de Asperger.

Nos termos deste protocolo, os jovens seleccionados pela APSA participarão em atividades desenvolvidas pela CUF, nas unidades CUF e no Centro Corporativo.



Parceria com Escola Superior de Educação de Santarém/ IPSantarém

Curso de Literacia Digital para o Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência.

O curso em Literacia Digital para o Mercado de Trabalho apresenta-se como uma réplica do modelo que funciona há 12 anos na Universidade Autónoma de Madrid, para jovens com Dificuldade Intelectual e de Desenvolvimento (DID).

Os estudantes receberão uma certificação que os habilitará a entrar no mercado de trabalho, a exercer uma profissão e à possibilidade de empregos diversos.



Parceria com a RedEmprega VA

A CUF integra a RedEmprega Vale de Alcântara, uma rede para a empregabilidade inclusiva no território do Vale de Alcântara, que conta com parceiros relevantes como a Fundação Aga Khan, a Câmara Municipal de Lisboa, o IEFP, o CEPAC, entre outros, e que tem como objetivo a criação de oportunidades de qualificação e de emprego, a partir de um trabalho em rede, promovendo a inclusão e (re) inserção social de cidadãos que se encontram em situação de persistência ou de vulnerabilidade à pobreza e à exclusão. 

 

Parceria com a JRS - Serviço Jesuíta aos Refugiados

Parceria para promoção da formação e empregabilidade de refugiados e migrantes.