Obesidade infantil: dicas para um peso saudável

Alimentação
Bebés e crianças
1 min leitura

Portugal é um dos países da Europa com maior taxa de obesidade infantil. Aprenda a contornar esta tendência e ajude o seu filho a manter o peso ideal.

Quando têm de escolher entre um hambúrguer do estilo fast-food ou um prato mais equilibrado, em que os vegetais ocupam metade do prato, a maior parte das crianças, sem sequer pensar duas vezes, vai escolher a primeira opção. É comum os mais pequenos fazerem caretas quando à sua frente, na mesa, são colocadas refeições saudáveis, preferindo alimentos mais processados e desequilibrados. Este fator associado, por exemplo, a hábitos de vida sedentários - que se tornaram mais predominantes com o surgimento das novas tecnologias - podem acabar por resultar num aumento de casos de obesidade infantil.

Muitas vezes, as crianças não percebem as implicações desta doença (como um risco aumentado de diabetes e de hipertensão arterial) e, por isso, é importante explicar-lhes que a forma como comem hoje pode influenciar negativamente a sua vida adulta. Mostre ao seu filho este vídeo, onde são enumerados alguns hábitos de vida saudável que vão ajudá-lo a manter-se no peso ideal.