7 conselhos para o seu filho não engordar

Alimentação
Bebés e crianças
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Já ouviu dizer que crianças obesas vão tornar-se adultos obesos? Segundo estudos recentes, é mesmo verdade e as consequências para a saúde são graves.

Zelar pela saúde do seu filho é, entre muitas coisas, certificar-se de que mantêm um peso saudável tendo em conta a sua idade e altura. Nem sempre é fácil para as crianças perceberem a importância de seguirem uma alimentação saudável e de fazerem exercício físico de forma regular, em vez de comerem os doces que querem ou passarem a tarde no sofá. Para que os pais não se sintam sozinhos nesta luta, reunimos sete conselhos que vão ajudá-lo a ajudar o seu filho a não sofrer de excesso de peso.

 

1. Dê o exemplo

Para que os filhos adquiram hábitos saudáveis, os pais devem dar o exemplo. Isto é, se querem que os filhos comam salada e fruta à refeição, os pais devem comer também salada e fruta à refeição. O mesmo se aplica à prática de exercício físico.

 

2. Façam refeições em família

É importante que as refeições sejam feitas a horas certas e que a família esteja reunida à mesa. Além de momentos de partilha, as refeições em conjunto são, em geral, sinónimo de escolhas alimentares mais saudáveis - para todos.

 

3. Não o deixe saltar o pequeno-almoço

O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, pois quebra o longo jejum noturno e repõe os níveis energéticos. O pequeno-almoço deve incluir alimentos do grupo dos cereais, laticínios e fruta.

 

4. Prepare-lhe lanches ligeiros

Entre o pequeno-almoço e o almoço a criança deve fazer um lanche (saudável e ligeiro) e o mesmo se aplica ao período entre o almoço e o jantar. A criança não deve estar mais de três horas em jejum.

 

5. Cozinhe refeições equilibradas

As refeições principais devem ser variadas, mas incluir sempre sopa, peixe ou carne (sem pele e gordura) e vegetais. A criança deve habituar-se a comer uma peça de fruta à sobremesa e a beber água à refeição - os doces e os refrigerantes devem ser reservados para ocasiões especiais.

 

6. Explique-lhe a importância do exercício físico

A prática regular de exercício físico promove um peso adequado, ajuda a prevenir várias doenças, tem benefícios a nível psicológico e social e é essencial para contrariar as consequências do sedentarismo associado ao tempo excessivo que a maior parte das crianças passa frente à televisão ou ao computador.

 

7. Em caso de dúvida, consulta o pediatra

As consultas regulares ao pediatra são essenciais para monitorizar o peso da criança e para que o médico possa orientar os pais caso exista excesso de peso ou obesidade. Se os pais notarem que o filho aumentou muito de peso, se cansa facilmente ou tem tido dificuldades de integração na escola devem consultar o pediatra.