O que comer antes e depois do treino?

Alimentação
Desporto
2 mins leitura

Barritas, fruta, laticínios… Quais os snacks mais indicados para comer antes e depois de uma sessão de exercício físico? Encontre aqui as melhores sugestões.

Está sempre na dúvida quanto ao que deve comer antes e após o seu treino? É compreensível: não quer comer tanto que o faça ficar maldisposto durante o treino, mas também não quer cortar demasiado no snack pré-treino ao ponto de cair na fraqueza enquanto se exercita ou até depois de acabar. Após a sessão de exercício, as preocupações continuam: “como é que vou repor energias?”. Encontre aqui a resposta às suas dúvidas. 

 

Energia pré-treino

Antes de treinar, opte por ingerir alimentos que forneçam energia mas que sejam pobres em gordura, como os hidratos de carbono.

 

As melhores opções são:

  • Pão integral
  • Cereais de pequeno-almoço
  • Iogurte
  • Leite e fruta
  • Uma barrita de cereais

 

Quanto tempo antes do treino devemos comer?

Deve comer até uma hora antes da prática de exercício físico.

Se for adepto do desporto matutino, não deixe de tomar o pequeno-almoço. Este é essencial para quebrar o jejum noturno e fornecer energia para o treino (e para o resto do dia).

 

Mantenha-se hidratado

É muito importante hidratar-se antes, durante e após a prática de exercício físico. Se o treino for longo, ingira uma bebida desportiva, que vai equilibrar as perdas de eletrólitos provocadas pela transpiração e dar-lhe energia.

 

O que comer após o treino

Terminada a atividade física, deve fazer uma refeição ligeira que inclua hidratos de carbono e evitar bebidas alcoólicas ou com cafeína.