Exercício físico na gravidez

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Quando é feito em segurança, o exercício físico na gravidez aumenta os níveis de energia, previne o excesso de peso e diminui o risco de diabetes gestacional.

Se está grávida, talvez esteja a pensar que praticar exercício físico é a última coisa que lhe apetece: sente-se cansada, pesada e sem energia. Porém, os benefícios da atividade física durante os meses da gravidez são muitos e vale a pena o esforço inicial. Contudo, não se esqueça de que há vários cuidados que deve ter, nomeadamente o de ter sempre acompanhamento especializado.

 

Antes de começar

O primeiro passo é consultar o seu obstetra que, tendo em conta a sua história clínica e a eventual existência de complicações como, por exemplo, diabetes que não esteja controlada, pressão arterial elevada, doenças cardiovasculares ou placenta prévia (inserida perto do colo uterino), entre outras, avalia se a prática de exercício físico é segura para a grávida e para o bebé.

 

Atividades ideais

Caminhar, nadar, pedalar numa bicicleta estática, fazer step ou praticar remo são boas opções. Pelo contrário, desportos radicais ou de contacto, mergulho, equitação ou exercícios que impliquem posições que pressionem a zona abdominal são desaconselhados.

 

Exercício sim, mas com moderação

Se não pratica exercício físico há algum tempo, a futura mãe deve começar por apenas cinco minutos no primeiro dia e ir aumentando o tempo gradualmente nos dias seguintes até alcançar os 30 minutos diários.

Antes de treinar, faça cinco minutos de aquecimento e cinco minutos de alongamentos. Repita os alongamentos no final.

 

10 conselhos essenciais para o exercício físico na gravidez

  1. A grávida deve usar vestuário prático e largo
  2. É importante escolher um soutien que assegure o suporte adequado do peito
  3. Utilize calçado adequado ao tipo de desporto que está a praticar, para evitar lesões
  4. Se vai caminhar, opte por fazê-lo num terreno plano
  5. Após fazer exercícios sentada ou deitada, levante-se devagar para evitar tonturas
  6. Aconselhe-se com o seu obstetra em relação ao número diário de calorias que deverá ingerir diariamente
  7. Informe-se também junto do médico em relação ao que deve comer antes e depois de praticar exercício físico
  8. Não coma nos 60 minutos que antecedem a atividade física
  9. Assegure a ingestão suficiente de líquidos antes, durante e depois do exercício físico, para que o organismo se mantenha hidratado
  10. Tenha cuidado com o ritmo. Faça este teste: se não for capaz conversar normalmente enquanto está a praticar exercício físico é sinal que deve abrandar

 

Atenção!

Se sentir algum desconforto/dor pare. Se não passar, é conveniente consultar o seu obstetra logo que possível.