Consulta Obstetrícia

O acompanhamento médico da mulher durante a gravidez é feito pela Obstetrícia, especialidade médica que tem como finalidade assegurar a realização de partos bem-sucedidos.

Nas consultas de Obstetrícia, as grávidas são acompanhadas pelo seu médico assistente durante o período de gestação.

Inicialmente é realizada a avaliação e observação pela equipa de enfermagem que engloba ensinos, avaliação da tensão arterial, pesquisa de alguns parâmetros laboratoriais e preenchimento do livro da grávida.

Após a avaliação inicial, é realizada a observação pelo médico obstetra assistente que efetuará a programação do calendário da gravidez.

Todas as consultas de obstetrícia subsequentes, assim como as ecografias obstétricas pedidas estarão agendadas de acordo com um protocolo atualizado de vigilância anteparto. O número de consultas de obstetrícia e de ecografias dependerá da situação clínica.

Numa fase mais avançada da gravidez, as enfermeiras especialistas em obstetrícia realizam cardiotografias (C.T.G.), vacinações e ensinos.

Sempre que se justificar, por razões médicas, será solicitado o apoio das várias especialidades médicas e cirúrgicas do hospital, com relevo para cardiologia e ecocardiografia fetal, consulta de diabetes ou de endocrinologia, gastrenterologia, urologia, cirurgia vascular, dermatologia, pneumologia, psiquiatria, entre outras.

Nota: durante esta consulta podem ser realizados exames adicionais.