8 dicas para combater a celulite

Pele, unhas e cabelo
Prevenção e bem-estar
3 mins leitura

Mesmo sem saber, há comportamentos que adotamos e que podem favorecer o desenvolvimento de celulite. Modificá-los pode ajudar a eliminá-la de forma natural.

Ninguém a quer ter, mas, uns mais outros menos, quase todos a temos - pelo menos as mulheres, que são muito mais afetadas. Falamos da inestética celulite, um problema que afeta cerca de 80% do sexo feminino. Não é uma doença, mas pode afetar a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida de quem por ela é afetado. Este aspeto irregular da pele, semelhante à superfície da casca de uma laranja, pode ser causado por vários fatores, mas os nossos (maus) hábitos de vida podem favorecer o seu desenvolvimento. Começando no peso e acabando no tipo de roupa que usamos, saiba o que está ao seu alcance fazer para combater a celulite.

 

Faça isto para combater a celulite

 

Perca peso

Dá-se o nome de celulite aos pequenos depósitos de gordura que, quando acumulados, provocam irregularidades na pele, dando-lhe um aspeto inestético de "casca de laranja". Para eliminar a celulite, a melhor opção passa por esvaziar os ditos depósitos ou, por outras palavras, perder peso. Uma das formas de o conseguir é através do chá verde, que contém antioxidantes que aceleram o metabolismo, inibem a absorção de gordura e ajudam a regular o açúcar no sangue.

 

Mantenha-se ativo

Além de ajudar à perda de peso, a prática regular de exercício físico favorece a produção de endorfinas no cérebro, contribuindo para reduzir a ansiedade e provocar sensações de conforto e bem-estar. Mas a atividade física é também uma poderosa aliada no combate contra a celulite, já que, quando transpira, está a expelir toxinas através da pele.

 

Beba (muita) água

Se as toxinas que ingerimos diariamente são uma das causas mais comuns de celulite, a melhor forma de a evitarmos é ajudando o nosso corpo a livrar-se delas. Se beber cerca de dois litros de água por dia, está a reforçar o processo natural de desintoxicação do organismo, aumentando a elasticidade da pele e acelerando a circulação sanguínea.

 

Mantenha-se hidratado

Outra das formas de evitar a celulite é manter o corpo hidratado, o que envolve não só a ingestão de água, mas de alimentos ricos em água, como pepino (que é 96,7% água), melancia (91,5%) ou brócolos (90,7%). Através da hidratação, encorajamos o organismo a usar os rins para eliminar os resíduos tóxicos, libertando o fígado para a mobilização e conversão das gorduras em energia.

 

Não use roupa apertada

Roupas muito justas e sapatos apertados comprimem o corpo, dificultando a circulação do sangue, o que pode contribuir para o surgimento ou intensificação da celulite.

 

Controle o açúcar no sangue

Níveis elevados de açúcar no sangue favorecem a acumulação de gorduras que, por sua vez, propiciam o surgimento de celulite. Para o evitar, opte por consumir fontes magras de proteína, como peixe ou aves. Estas mantêm o organismo cheio durante mais tempo, desacelerando a digestão e, por consequência, a libertação de insulina.

 

Ingira vitamina C

É o colagénio que dá firmeza à pele, pelo que, quando este sofre fraturas, a pele ressente-se, perdendo elasticidade e tornando os depósitos de gordura mais evidentes. Para o evitar, lembre-se de ingerir bastante vitamina C, predominante em frutos como a laranja, a toranja ou a papaia, já que esta ajuda à síntese do colagénio na pele.

 

Evite gorduras saturadas, açúcares e sódio

Para combater a celulite, deve perder peso, desintoxicar o corpo e manter-se hidratado. Assim, não deve ingerir bebidas açucaradas nem alimentos ricos em sal, açúcar ou gorduras saturadas. Evite particularmente as comidas salgadas, já que o sal provoca retenção de líquidos no organismo, aumentando a celulite.

Doenças