7 hábitos amigos do coração e inimigos do cancro
Cancro
Coração
Prevenção e bem-estar
2 mins leitura

Um estudo da American Heart Association apurou que os adeptos de sete hábitos cardiovasculares saudáveis tinham uma probabilidade 38% menor de vir a ter cancro.

A adoção de bons hábitos é, geralmente, sinónimo de uma saúde de ferro. Ou, no mínimo, é a base para que uma vida saudável seja possível. Uma dieta equilibrada, cortar o açúcar, ser mais ativo e não fumar são alguns dos exemplos de sete hábitos com dupla vantagem: bons para o coração e protetores contra o cancro. Fique a conhecê-los.

 

1. Faça uma dieta saudável

Rodeie-se de alimentos ricos em fibra, fruta, vegetais e proteínas magras. Por outro lado, evite o sal.

 

2. Pratique exercício fisico

Trinta minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e de diabetes.   

 

3. Mantenha um peso adequado

A gordura e, em especial, a gordura abdominal (considerada a mais perigosa), aumenta o risco de colesterol elevado, hipertensão e diabetes. 

 

4. Não fume

Fumar inflige danos em todos o sistema circulatório, aumenta o risco de doença coronária, endurecimento das artérias, coágulos no sangue e aneurismas.

 

5. Evite o açúcar

A ingestão de açúcares refinados, que se encontram em abundância nos refrigerantes, sobremesas e outros doces, levam ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e são prejudiciais para os nossos órgãos vitais.

 

6. Previna a hipertensão

A hipertensão, uma doença silenciosa, aumenta o risco de insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), enfarte do miocárdio e lesões nos rins. Pratique exercício físico e previna o excesso de peso, faça uma alimentação saudável, evite a ingestão de sal e meça a tensão arterial regularmente.

 

7. Controle o colesterol

Apesar de ser necessário para o nosso organismo desempenhar várias funções vitais, quando existe em excesso no sangue, o colesterol aumenta o risco de doença coronária. Evite gorduras saturadas, controle o peso, pratique exercício físico regularmente e não fume.