7 resoluções saudáveis para o novo ano

Prevenção e bem-estar
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Quem é que não quer iniciar um novo ano com mais saúde? Aproveitando a mudança de ano, coloque em prática sete medidas simples e mude também... para melhor!

À meia-noite, quando chega um novo ano, é tradição comerem-se 12 passas - uma por cada mês do ano - e atribuir-se a cada uma delas uma resolução que nos comprometemos a colocar em prática nos próximos 365 dias. E que tal se algumas delas envolverem uma vida mais saudável? Pode, por exemplo, prometer a si mesmo que vai passar a ser fisicamente mais ativo, que vai começar a comer melhor ou que vai deixar de se enervar desnecessariamente. É verdade que nem sempre conseguimos cumprir todas as nossas resoluções do Ano Novo, mas cada passo em direção a uma vida mais saudável conta e é uma vitória!

 

1. Praticar exercício físico

A prática regular de atividade física ajuda a prevenir o excesso de peso e a obesidade, bem como a hipertensão arterial, entre outras patologias. Além disso, melhora os níveis de bom colesterol, aumenta a saúde das articulações e do esqueleto e influencia positivamente a autoestima e o humor. Precisa de mais razões para começar?

 

2. Fazer um check-up

A saúde é um capital que se gere visando o maior rendimento futuro. A prevenção e o diagnóstico precoce das doenças são indispensáveis para que o consiga garantir.

 

3. Ter uma alimentação saudável

A par da prática de atividade física e da ingestão de água regulares, a alimentação diversificada e equilibrada está entre os cuidados mais importantes que podemos proporcionar-nos.

 

4. Gerir o stress

A falta de tempo costuma ser geradora de stress: planeie bem as suas tarefas diárias, estabelecendo prioridades e, sempre que possível, delegando. Reserve, todos os dias, 15 minutos para relaxar: caminhe, ouça música, visualize imagens positivas…

 

5. Deixar de fumar

O tabaco tira-lhe anos de vida, provoca o envelhecimento da pele e é responsável por doenças cardiovasculares, cardíacas e pulmonares, além de estar implicado na ocorrência aumentada de vários tipos de cancros. Pense sobre como quer viver a sua vida. Deixar de fumar pode ser mais fácil do que pensa. Não hesite em procurar ajuda.

 

6. Dormir mais

O sono insuficiente reduz a resistência ao stress e às infeções, além de ser responsável, por exemplo, por falta de concentração e tendência para engordar. Se tem o hábito de dormir menos de sete horas por noite, institua este ritual: faça um jantar leve, troque a televisão e o tablet pelo pijama e assegure-se que o seu quarto está escuro e a uma temperatura amena.

 

7. USAR PROTETOR SOLAR TODOS OS DIAS

Segundo a American Cancer Society, a exposição solar excessiva é responsável por 80% das doenças de pele, desde o fotoenvelhecimento ao cancro de pele. A melhor prevenção é utilizar protetor solar todos os dias, mesmo nos mais enevoados. Aplique-o cerca de 15 minutos antes de sair de casa.