10 alimentos aliados do coração

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Coração
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Ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração, há dez alimentos que são especialmente amigos do seu sistema cardiovascular.

Há alimentos que, pela sua composição nutricional, podem ser especialmente importantes para determinados órgãos. No caso do coração e sistema cardiovascular - isto é, os vasos sanguíneos que percorrem todo o nosso corpo - os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. Ou até a aveia, pelo seu elevado teor de fibra. Além destes, há mais oito alimentos amigos do coração e que deve incluir na sua dieta.

 

1. Salmão

É rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.

Reaproveite as sobras de uma refeição de salmão e prepare uma salada ou massa.

 

2. Linhaça

É considerada um alimento funcional. Isto significa que, além de seus nutrientes básicos, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

É uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 (antioxidantes) e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose (níveis de açúcar) no sangue.

 

3. Maçã

Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia (níveis de açúcar no sangue), impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. 

Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um ótima opção para as refeições intermédias.

 

4. Leguminosas

As lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. Inclua leguminosas nas suas sopas ou em saladas.

 

5. Vinho tinto

O resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do colesterol LDL (o “mau colesterol”) e aumento do HDL (o “bom colesterol”), sendo, desta forma, considerado como uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular. 

As mulheres não devem exceder um copo de vinho tinto por dia, enquanto os homens não devem ingerir mais do que dois copos. 

 

6. Aveia

A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares. Já as insolúveis aceleram o trânsito intestinal, reduzem o risco de desenvolvimento de cancro no intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que resulta numa maior saciedade. 

 

7. Frutos secos

Do ponto de vista nutricional, e embora sendo alimentos ricos em gordura, os frutos secos são saudáveis porque a maior parte da gordura que os compõe é monoinsaturada. Esta tem um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos do colesterol LDL, o “mau”, e aumentando o HDL, o “bom colesterol”.

 

8. Espinafres

Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.

À semelhança de outros vegetais de folha verde-escura, contêm luteína, magnésio, folato, fibra e potássio. E não se esqueça: todos os dias, ingira entre cinco a seis porções de vegetais.

 

9. Azeite

É uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente. 

 

10. Frutos vermelhos

Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro.