5 benefícios da natação

Desporto
2 mins leitura

Nadar favorece um coração saudável, deixa-nos mais flexíveis, promove um peso ideal, mas há mais. Ou não fosse a natação uma das modalidades mais completas.

São muitos os médicos que, perante os mais diversos problemas de saúde, recomendam a prática de natação. E não é por acaso: esta modalidade - em que todos os músculos do nosso corpo entram em ação - está repleta de benefícios: do coração, às articulações, peso e postura. A melhor parte é que pode ser praticada por todas as idades. Conheça aqui cinco das vantagens de nadar.

 

Alguns dos benefícios da natação são:

 

1. Mantém o coração mais saudável

Um estudo realizado pela State University of New York demonstrou que um dos benefícios da natação, nas pessoas que praticam, é uma frequência cardíaca e níveis de tensão arterial mais baixos do que as pessoas que não nadam, assim como melhor circulação sanguínea e menos problemas do foro respiratório.

 

2. Favorece o aumento da massa muscular

Um estudo que observou homens praticantes de natação verificou que, em oito semanas, houve um aumento de 23,8% no tríceps braquial (músculo localizado na parte posterior do braço).

 

3. Protege as articulações

Outro dos benefícios da natação reflete-se no facto de esta ser uma modalidade que não envolve impacto e, por essa razão, protege as articulações da tensão e do stress. Por essa razão, a Arthritis Foundation recomenda a natação e outras atividades físicas em meio aquático como forma de prevenção e terapêutica para quem tem problemas ou doenças que envolvam as articulações.

 

4. Contribui para um peso ideal

A natação é muito útil para a obtenção e manutenção de um peso adequado. Sabia que, ao praticarmos natação, o nosso corpo consegue eliminar entre 500 a 650 calorias em 60 minutos?

 

5. Melhora a postura e a flexibilidade

Além de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência e a força muscular, um dos benefícios da natação passa também pela promoção de uma boa postura.