Cirurgias

Bloco Operatório, Cirurgia de Ambulatório e Pequena Cirurgia

A realização de uma intervenção cirúrgica, seja ela de que tipo for, envolve momentos de grande preocupação e ansiedade. Pretendemos contribuir para que esses momentos sejam vividos com a maior serenidade possível. Assim, facultamos abaixo toda a informação, aconselhamento e resposta para as dúvidas sobre a sua cirurgia.

 

Bloco Operatório

Nos hospitais e clínicas CUF dispomos de Bloco Operatório para a realização de cirurgias. O Bloco Operatório é um ambiente especial que está preparado e equipado com um conjunto de requisitos específicos para a prática cirúrgica e anestésica, dentro das mais rigorosas condições de higiene e segurança. O processo de tratamento dos materiais e equipamentos obedece a rigorosas normas de higiene e controlo de infeção, de acordo com os padrões de qualidade pelos quais somos certificados. Pela mesma razão, também o acesso e a circulação de pessoas são condicionados.

O Bloco Operatório é constituído por uma tecnologia inovadora, de acordo com o Programa de Qualidade e inovação instituído pela CUF.

 

Equipa

O Bloco Operatório tem à sua disposição uma equipa médica, de enfermagem e técnica rigorosa e de elevadíssima qualidade. A equipa de enfermagem dispõe de formação especializada para dar resposta ao elevado nível de excelência cirúrgica.

 

Antes da cirurgia

  • 24 a 48 horas antes da sua cirurgia, será contactado para confirmar o dia e a hora da cirurgia, com instruções sobre o que deve fazer na véspera e no próprio dia.
  • É sempre necessário um jejum de pelo menos 6 a 8 horas, isto é, restrição total de alimentos e líquidos nas horas que antecedem a cirurgia. Se toma regularmente qualquer tipo de medicação, deverá perguntar ao seu cirurgião e/ou anestesista quais pode ou deve continuar a tomar no dia da cirurgia.
  • Se tiver algum tipo de impedimento ou se nos dias que antecedem a cirurgia estiver com tosse, constipado ou com febre, avise imediatamente o Bloco Operatório e/ou o seu cirurgião.
  • Deverá fazer-se acompanhar dos seus objetos pessoais (pijama/camisa de dormir, chinelos e produtos de higiene pessoal).

 

Chegada ao hospital

  • Dirija-se à Receção Central e retire a sua senha de admissão. 
  • Já no balcão administrativo, serão solicitados os respetivos documentos de identificação, para assim dar início ao processo de internamento.
  • Após o processo de internamento será acompanhado ao seu quarto por um auxiliar de ação médica.
  • No quarto o enfermeiro dar-lhe-á as boas vindas e colocar-lhe-á algumas questões importantes face à sua situação pré cirúrgica. O enfermeiro dar-lhe-á outras indicações tais como: vestir umas meias de contenção (fornecidas no momento pelo hospital) para prevenção tromboembólica (embolias); e vestir bata e touca própria antes de ir para o Bloco Operatório.
  • Aproximadamente 30 minutos antes da hora da cirurgia, é encaminhado para o Bloco Operatório por um auxiliar ação médica, podendo ser acompanhado até à porta do Bloco Operatório por um familiar.
  • Assim que a intervenção tiver terminado, será transferido para a sala de recobro 
  • O seu familiar deverá aguardar no quarto, até que o cirurgião ou o enfermeiro lhe dê informações de como decorreu a cirurgia e o possa visitar. 
  • No final do programa cirúrgico, o cirurgião visitará doente e família no quarto, de forma a dar todas as informações decorrentes do procedimento.

 

Cuidados Básicos

  • Tome um banho de chuveiro e não aplique cremes, loções ou perfumes.
  • Não use maquilhagem nem verniz no dia da cirurgia.
  • Não deve trazer para o Bloco Operatório anéis, pulseiras, colares ou brincos. Deixe os seus valores em casa ou com o acompanhante.
  • Não se esqueça de trazer consigo os exames que estão na sua posse e os medicamentos que toma regularmente.
Mais informações
Clínica CUF Almada*

Localização: Piso 2
Salas:  2
Unidade de Recobro: 1

* clínica apenas com cirurgia de ambulatório

Hospital CUF Cascais

Localização: Piso 1
Salas: 2
Unidade de Recobro: 1

Hospital CUF Coimbra

Localização: Piso 3
Salas: 4
Unidade de Recobro: 1

Hospital CUF Descobertas

Localização: Edifício 1, Piso 1
Salas: 7
Unidade de Recobro: 2

Hospital CUF Infante Santo

Localização: Piso 3
Salas: 9
Unidade de Recobro: 2

Hospital CUF Porto

Localização: Piso 1
Salas: 8
Unidade de Recobro: 1

Hospital CUF Santarém

Localização: Piso 1
Salas: 3
Unidade de Recobro: 2

Hospital CUF Torres Vedras

Localização: Piso
Salas: 2
Unidade de Recobro: 1

Hospital CUF Viseu

Localização: Piso 2
Salas:  3
Unidade de Recobro: 1

Cirurgia de Ambulatório

As Unidades de Cirurgia Ambulatória prestam cuidados de saúde a doentes que requerem uma intervenção cirúrgica ou um exame complementar de diagnóstico que não necessitem de um internamento superior a 24 horas ou de pernoita no hospital. Esta modalidade assistencial tem uma grande aceitação quer pelos clientes quer pelos profissionais de saúde, porque permite oferecer uma alternativa segura, mais cómoda, com qualidade e menor custo, em relação a muitos procedimentos, alguns dos quais poderiam necessitar de internamento.

 

Condições Necessárias

  • Aceitar ser intervencionado em regime de ambulatório.
  • Ter um adulto responsável que o acompanhe no momento da alta e nas primeiras 24 horas do pós-operatório.
  • Meio de transporte individual para casa.
  • Telefone disponível na habitação onde vai permanecer essa noite e o dia seguinte.
  •  Residir ou pernoitar em local cuja distância ao hospital permita o regresso em menos de uma hora.
  • Habitação com condições mínimas de conforto.

 

Antes da Intervenção

  • Deverá ser conhecedor da intervenção a que vai ser submetido.
  • O seu médico hospitalar, deverá ser informado de todos os medicamentos que está a tomar e, de todos as doenças que sofreu, bem como das eventuais alergias conhecidas.
  • Na véspera da intervenção, deverá fazer uma refeição ligeira (jantar) e deverá ficar em jejum a partir da hora que lhe foi recomendada.
  • Se, por qualquer motivo, não puder comparecer na data marcada para a intervenção, telefone a avisar.

 

Chegada ao hospital

  • Dirija-se à Receção Central e retire a sua senha de admissão.
  • Deve fazer-se acompanhar por um adulto responsável.
  • Deve ter consigo cartão de cidadão e do sistema de saúde/seguro.
  • Informe os profissionais de saúde em caso de estar grávida, ou pensar que possa estar; se, por descuido ingeriu algum alimento, ou bebidas, depois da hora combinada de início do jejum; se entre a última consulta e o dia da intervenção ocorreu alguma alteração no seu estado de saúde, tal como febre, tosse, dor de garganta, entre outros.


 

Cuidados Básicos

  • Tome um banho de chuveiro e não aplique cremes, loções ou perfumes.
  • Não use maquilhagem nem verniz no dia da cirurgia.
  • Não deve trazer anéis, pulseiras, colares ou brincos. Deixe os seus valores em casa ou com o acompanhante.
  • Não se esqueça de trazer consigo os exames que estão na sua posse e os medicamentos que toma regularmente.
  • Escolha roupas leves e confortáveis (se a cirurgia for nos membros, escolher roupa largaque permita a passagem de dispositivos de contenção, como gessos, talas ou ligaduras).

 

De volta a casa

  • O regresso a casa deve ser feito em transporte próprio. A utilização de transporte público deve ser evitada.
  • Ser-lhe-á facultado um impresso com todas as informações que deverá conhecer, sobre os cuidados a ter em relação à sua intervenção, bem como os contactos telefónicos, para o facto de sentir que algo não corre como planeado.
  • Ao sair, confirme o contacto telefónico que vai ter durante as primeiras 24 horas, já que irá ser contactado pelos profissionais da Unidade, para se assegurarem que se encontra bem e que tudo está a decorrer dentro da normalidade.

 

 

Pequena Cirurgia

Nos hospitais e clínicas CUF dispomos de salas para realização de pequenas cirurgias de diversas especialidades cirúrgicas ou médico-cirurgicas, incluindo, por exemplo, Oftalmologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, entre outras.

Mais informações
Clínica CUF Alvalade

Localização: Piso 1

Salas:  1

Clínica CUF Belém

Localização: Piso 1

Salas:  1

Clínica CUF Mafra

Localização: Piso 1

Salas:  1

Clínica CUF Miraflores

Localização: Piso 1

Salas:  1

Clínica CUF S. Domingos de Rana

Localização: Piso 2

Salas:  1

Clínica CUF S. João da Madeira

Localização: Piso 0

Salas: 1

Instituto CUF Porto

Localização: Piso 3

Salas: 2

Porquê fazer a minha cirurgia na CUF?

As melhores equipas

Os nossos cirurgiões são especialistas diferenciados capazes de assegurar a intervenção que precisa. Além do seu cirurgião, estará na sala uma equipa experiente com pelo menos mais um cirurgião ajudante, um médico anestesiologista e três enfermeiros com formação diferenciada focados apenas em si.

Acreditamos que os melhores resultados são potenciados pela utilização dos melhores materiais e tecnologias e, por isso, os nossos cirurgiões têm ao dispor as melhores marcas, com os produtos, fármacos e equipamentos mais recentes. Eles contam com as melhores gamas de próteses, com os fármacos que eliminam perdas de sangue, com os fármacos que favorecem a recuperação pós-operatória, com imagens de alta definição e com monitores com informações detalhadas do seu corpo durante a cirurgia.

Somos exigentes e comparamos, em termos clínicos, o nosso desempenho em milhares de cirurgias a nível nacional e internacional, para estarmos certos que lhe entregamos os melhores resultados.

 

Toda a segurança

Dias antes da sua cirurgia um médico anestesiologista fará uma consulta onde avalia vários parâmetros e ajustes da sua condição que aumentam muito a segurança dos cuidados que lhe queremos proporcionar.

Na sua cirurgia será assegurado o cumprimento de regras internacionais de cirurgia segura, gestão de risco e controlo de infeção, garantindo em gestos simples a minimização de eventos adversos.

Porque não gostamos de correr riscos, é bom saber que dispomos de uma Unidade de Cuidados Intermédios pós-cirúrgicos com equipas médicas e de enfermagem dedicadas.

Os nossos blocos operatórios e demais instalações hospitalares cumprem os mais elevados padrões de exigência, com qualidade certificada pela ISO 9001:2015 e licenciamento pela Entidade Reguladora Saúde, únicos na região.

 

O maior conforto

Valorizamos muito o seu bem estar e da sua família, e por isso permitimos em vários casos o acompanhamento até ao momento da anestesia, informamos sobre o decorrer da cirurgia, apostamos na minimização da dor pós-operatória, no conforto térmico e na sua dignidade e privacidade.

A par de todo o conforto do seu quarto, encontrará na nossa Unidade de Internamento uma equipa dedicada de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e assistentes que, em conjunto com o seu cirurgião, cuidarão bem de si.

Contacte-nos para mais informações e agendamento da sua cirurgia.