Quisto sinovial

O que é?
Sintomas
Causas
Diagnóstico
Tratamento
Prevenção

É uma dilatação patológica da membrana sinovial de qualquer tendão que acumula a sinóvia, um líquido lubrificante, que facilita o deslizamento dos tendões dentro das bainhas. Tende a formar-se na parte inferior da coluna. Não é cancerígeno e geralmente não causa sintomas mas pode condicionar problemas como ciática.

Depende do seu tamanho e localização. Muitas pessoas com quistos sinoviais não apresentam nenhum sintoma ou desconforto. No entanto, os seus indícios podem incluir:

  • Dor ou desconforto na região lombar
  • Dificuldade em andar ou estar em pé
  • Dor, dormência ou formigueiro nas pernas, como ciática

Não se conhecem completamente as suas causas.  No entanto, sabe-se que são mais comuns em pessoas mais velhas e com doenças articulares, como artrite. Nesses pacientes, as articulações facetárias podem degenerar mais rapidamente, produzindo quistos sinoviais.

Se o médico encontrar um nódulo ao longo da coluna vertebral, realiza uma ecografia para determinar se é ou não um quisto sinovial. Outros exames de imagem incluem uma ressonância magnética, uma tomografia computadorizada ou um RX. Esses testes também podem ajudar a excluir outras patologias.

É um procedimento cirúrgico que consiste na incisão e remoção do quisto e da sua cápsula, a fim de evitar recidivas.

Como não se sabe ao certo as suas causas, não é possível preveni-lo.

Fontes:

Medical News Today