Buraco macular

O que é?
Sintomas
Causas
Tratamento

A retina é um tecido localizado no interior e a mácula é localizada no centro da retina e é responsável pela visão de maior detalhe e que nos permite ver com grande definição. 

Um buraco macular (BM) é um pequeno buraco na retina e causa visão turva ou distorcida. Os BM normalmente acontecem como processo relacionado com a idade e a partir dos 60 anos.

 

Está o outro olho em risco?

Se tem um BM num olho, existe 10 a 15% de risco de desenvolver um BM no outro olho.

Numa fase inicial os sintomas são de visão ligeiramente distorcida ou turva.

A maior parte do interior do olho é preenchido por uma gel chamado vítreo, que mantém a estrutura do globo ocular. Com a idade, o gel sofre um processo degenerativo com alterações na sua estrutura e consistência e acaba por se desprender da superfície da retina. Quando o vítreo está firmemente ligado à retina, e se dá este desprendimento, pode causar rasgaduras e leva ao desenvolvimento de BM.

Outras causas de BM são: descolamentos da retina, membranas epiretinianas, retinopatia diabética ou traumatismo ocular.

Na grande maioria dos casos a cirurgia é necessária e o procedimento é designado vitrectomia. O cirurgião fará uma remoção do vítreo do olho e uma substituição com gás que permite a cicatrização retiniana. Este gás desaparecerá dentro de algumas semanas. Até lá deverá permanecer com um posicionamento especifico (decúbito ventral). Este posicionamento é extremamente importante para o sucesso da cirurgia.

A anestesia pode ser local mais sedação ou geral. A cirurgia é normalmente realizada em ambulatório.

 

Quais os benefícios da cirurgia?

O benefício mais comum é a melhoria da visão, embora varia de pessoa para pessoa e com a duração do BM. A recuperação pode demorar até vários meses.