Unidade do Ombro e Cotovelo

Hospital CUF Porto

51

As articulações do ombro e do cotovelo são estruturas complexas, formadas por ossos que se articulam entre si, reforçadas e estabilizadas por ligamentos e tendões que permitem a estas articulações as maiores amplitudes de movimento do corpo. Estas características conferem ao ombro e ao cotovelo um papel essencial para todas as funções do membro superior, tornando qualquer disfunção destas estruturas perturbadora e limitante na atividade profissional, nas atividades de lazer e na prática desportiva.

As doenças e traumatismos do ombro e do cotovelo são das patologias mais frequentes em Ortopedia. O aumento da esperança média de vida, e a necessidade que esta ocorra com qualidade, levou ao surgimento de novos desafios de diagnóstico e terapêuticos nesta área, com opções tratamento cada vez menos invasivas, de modo a permitir um retorno a vida ativa profissional e de lazer no mais curto espaço de tempo.

A patologia da coifa dos rotadores, a capsulite ou rigidez do ombro e as lesões secundárias à instabilidade ou luxação do ombro são hoje em dia maioritariamente tratadas por via artroscópica. As lesões traumáticas ósseas (fraturas) e as doenças osteoarticulares degenerativas em estado avançados (artrose) carecem maioritariamente de tratamento cirúrgico por via aberta convencional, ainda que atualmente algumas destas patologias sejam também passíveis de abordagens menos invasivas ou utilizando instrumentação específica do doente (PSI - patient specific instrumentation).

No cotovelo, a artroscopia é utilizada para o tratamento da rigidez, remoção de corpos livres, tratamento de lesões desportivas tendinosas ou ligamentares, alguns tipos de fraturas, e epicondilite lateral, por exemplo. Porém, as vias de abordagem mais convencionais, ainda que hoje em dia cada vez menos invasivas, são normalmente necessárias para tratar roturas do bicípite distal ou do tricípite, bem como fracturas peri-articulares.

As indicações de tratamento são ajustadas às necessidades específicas de cada doente, baseadas na evidência científica e nas recomendações mais atuais.   

A Unidade de Ombro e Cotovelo do Hospital CUF Porto divide a sua atividade entre a Consulta Externa, o Bloco Operatório e a Investigação Clínica e Laboratorial, sendo o corpo clínico composto por médicos doutorados, envolvidos na orientação de projetos de investigação em parceria com instituições universitárias, em temas dedicados ao tratamento da patologia do ombro e cotovelo.

 

É uma unidade que procura destacar-se pela inovação, atualização e pela investigação clínica que tem conduzido à publicação de vários trabalhos, reconhecidos pela comunidade científica nacional e internacional.

 

A Unidade funciona com o apoio de um Departamento de Imagiologia de excelência com acesso a tecnologia de última geração, e colabora com outras especialidades do Centro Músculo-Esquelético como a Reumatologia e a Medicina Física e Reabilitação, assim como outras valências do Serviço de Ortopedia como a Unidade de Traumatologia Desportiva.

Na Unidade de Ombro e Cotovelo realizamos os diagnósticos mais precisos, de forma a proporcionar o tratamento mais eficaz, personalizado e seguro.

 

Conheça o Hospital CUF Porto

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça esta Unidade Autónoma na rede CUF