Centro de Otorrinolaringologia

Hospital CUF Descobertas

71

A Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz e seios peri-nasais, faringe, laringe e à cirurgia de cabeça e pescoço (glândulas salivares, tiróide e tumores da laringe, faringe e das fossas nasais), de uma forma transversal a todas as idades.

 

O Centro de Otorrinolaringologia, para dar resposta a esta diversidade de áreas, dispõe de Unidades funcionais e consultas de sub-especialidade: 

Unidade de Vertigem e Perturbações do Equilíbrio

  • Surdez Infantil 
  • Tumores da cabeça e pescoço  
  • Roncopatia e Apneia Obstrutiva do Sono 
  • Doenças da Boca 
  • Rinoplastia e Estética Facial 
  • Doenças da voz, da comunicação e perturbações da deglutição 
  • Alterações do Olfato  
  • Patologia da base do crânio

 

Complementarmente dispomos de meios auxiliares de diagnóstico ao nível da audiologia e da vestibulometria (audiograma tonal simples, audiograma vocal, estudo impedanciométrico completo, potenciais evocados auditivos do tronco cerebral e de longa latência, acufenometria, electrococleografia, videonistagmografia, posturografia com recurso ao dispositivo Balance Rehabilitation Unit, potenciais evocados miogénicos vestibulares e Vídeo Head Impulse Test), de exames de endoscopia rígida e flexível (laringoscopia, nasofaringolaringoscopia, rinoscopia, videoestroboscopia e análise da voz e endoscopia de contacto para avaliação de lesões da boca), além do D.I.S.E (Drug Induced Sleep Endoscopy) para avaliação das perturbações do sono e da roncopatia.

 

Todos estes exames são realizados por médicos do Serviço e/ou Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, mediante prescrição médica, sejam técnicos de audiologia ou, na parte de reabilitação das perturbações da voz e da comunicação, terapeuta da fala ou ainda fisioterapeuta na reabilitação das perturbações do equilíbrio. Também na área da reabilitação auditiva o Serviço dispõe de audiologistas especializados.

 

O Centro dá ainda apoio à Maternidade do Hospital CUF Descobertas realizando o rastreio auditivo neonatal e acompanhando os recém-nascidos de acordo com as guidelines estabelecidas internacionalmente para o rastreio, diagnóstico e tratamento da surdez.

 

Para a atividade cirúrgica o Hospital dispõe de microscópios de última geração, laser CO2 e radiofrequência para a realização dos diferentes procedimentos cirúrgicos.

 

O Centro de Otorrinolaringologia é composto por médicos especialistas, audiologistas, terapeuta da fala, fisioterapeuta, enfermeiros e colabora, através de alguns especialistas da equipa, nas Unidades da Órbita, das Doenças do Sono, no Centro de Neurociências e no Instituto CUF de Oncologia (ICO).

 

O Centro de Otorrinolaringologia é reconhecido pela Ordem dos Médicos com Idoneidade Total para a formação de Médicos Internos da Especialidade de Otorrinolaringologia; desde 2013 que recebe regularmente Internos de Especialidade de Otorrinolaringologia bem como de outras especialidades que realizam estágios no Serviço.

 

O Centro mantém uma intensa atividade formativa organizando regularmente, desde há mais de 10 anos, Jornadas Científicas de ORL e um Curso Prático - hands on - nas áreas da Cirurgia Endoscópica Naso-Sinusal, da Cirurgia Cervical, Glândulas Salivares, Laringe e Rinoplastias.

Unidades autónomas

Conheça o Hospital CUF Descobertas

Informações úteis sobre o Hospital: contactos, horários, como chegar.

Conheça este Centro na rede CUF