Unidade de Cancro de Cabeça e Pescoço
A Unidade de Cancro de Cabeça e Pescoço é uma equipa multidisciplinar, responsável pela organização e convergência de percursos de doentes e protocolos clínicos no diagnóstico e tratamento dos cancros de cabeça e pescoço, nomeadamente da cavidade oral, orofaringe, laringe, hipofaringe e nasofaringe.
Organização Clínica
Na CUF Oncologia, esta unidade tem uma coordenação a sul e outra a norte do país, de forma a uniformizar e transversalizar as melhores práticas na abordagem aos cancros da cabeça e pescoço, nos hospitais e clínicas da rede CUF.
É composta por uma equipa multidisciplinar de especialistas na abordagem aos referidos tumores, na qual se incluem otorrinolaringologistas, especialistas em cirurgia máxilo-facial, oncologistas, anátomopatologistas, radioncologistas, imagiologistas, médicos de medicina nuclear, cirurgiões plásticos, médicos paliativistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros de oncologia, farmacêuticos entre outros.
Os nossos doentes e os seus cuidadores contam com um acompanhamento de grande proximidade, transmitindo confiança e esperança na recuperação da doença.
Ao seu dispor encontrará enfermeiros dedicados que o acompanham passo a passo para que se sinta sempre seguro e informado e uma equipa de gestores oncológicos, que facilitam todo o processo administrativo.
Os especialistas em Otorrinolaringologia ou em Cirurgia Máxilo-Facial são os médicos a quem deve recorrer se apresentar sintomas ou sinais de alerta.
Faça o seu pedido de contacto para o podermos acompanhar desde o primeiro momento.
Se preferir pode agendar uma consulta através da nossa linha gratuita.
As especialidades mais envolvidas na abordagem aos cancros da cabeça e pescoço são:
- Otorrinolaringologia
- Anatomia Patológica
- Radiologia/Imagiologia
- Medicina Nuclear
- Oncologia Médica
- Radioncologia
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Máxilo-Facial
- Cirurgia Geral
- Neurocirurgia
O diagnóstico dos tumores de cabeça e pescoço deve ser realizado através de uma cuidadosa história clínica, da observação directa de todo o território suspeito ou recorrendo a uma endoscopia das várias regiões durante a consulta e, quando necessário, realizando exames laboratoriais e imagiológicos (Rx simples, TC ou RM) para permitir o esclarecimento da situação.
Quando a suspeita persiste torna-se necessário recorrer à biopsia para completo esclarecimento da situação. Só depois do anatomopatologista observar a colheita de tecido ao microscópio é que pode confirmar a presença de células cancerígenas.
A informação obtida pelo processo de estadiamento determina a progressão da doença, fundamental para o tratamento poder ser planeado.
Os exames recomendados para estadiamento são:
- Rx Torax PA
- Patologia Clínica
- Eletrocardiograma
- TC Cabeça e Pescoço
- TC Torax (estádios III-IV)
- Ressonância Magnética ao Pescoço (eventual)
- PET (eventual)
- Edoscopia Alta (eventual)
O tratamento nos cancros de cabeça e pescoço varia consoante o tipo de tumor, estadios, estudo molecular e estado geral do doente.
Atualmente, os planos terapêuticos protocolados podem incluir:
Laringe e hipofaringe
Cirurgia
-
Cirugia LASER
-
Cirurgias Parciais da Laringe
-
Cirurgias da Boca e Orofaringe por via oral (TOUSS)
-
Cirurgia endoscópica dos Seios Perinasais
-
Cirurgia da Parótida
-
Reconstrução com retalhos
-
Laringectomia total
-
Protocolos de conservação de órgão
Radioterapia Externa
Tratamento sistémico
Cavidade Oral
Cirurgia
-
Cirurgia da boca por via oral (TOUSS endoscópica)
-
Cirurgia Robótica
-
Cirurgia via externa com reconstrução
-
Esvaziamento ganglionar cervical
Radioterapia
Tratamento sistémico
Orofaringe
Cirurgia
-
Cirurgia por via oral (TOUSS - endoscópica)
-
Cirurgia Robótica (TORS)
-
Cirurgia via externa com reconstrução
-
Esvaziamento ganglionar
Radioterapia
Tratamento sistémico
Doença avançada
Para as pessoas com doença avançada, os nossos especialistas estão preparados para recomendar tratamentos inovadores como a imunoterapia e as terapias alvo para tumores de cabeça e pescoço. Em alguns casos, há também a possibilidade de participar em ensaios clínicos disponibilizados na rede CUF.
Sobre a Radioterapia no tratamento dos Cancros de Cabeça e Pescoço
Pode ser utilizada como tratamento definitivo (único) de forma a erradicar o tumor, ou, como tratamento adjuvante (após uma intervenção cirurgica.
A elevada radiosensibilidade destes tumores à radioterapia faz com que seja um tratamento aplicado com elevada frequencia nestes casos.
A técnica mais utilizada é a Radioterapia de Intensidade Modulada ou a Arcoterapia (IMRT/VMAT), que permite conformar o feixe de radiação e poupar os tecidos saudáveis, reduzindo assim as toxicidades aos tratamentos.
Serviços Clínicos de Apoio
- Hospital de Dia
- Internamento
- Bloco Operatório
- Cuidados Intensivos
- Cuidados Paliativos
- Atendimento Permanente
- Linha de Apoio 24 horas
- Nutrição
- Onco-psicologia
- Todas as especialidades
Nos últimos anos tem-se verificado que um dos principais fatores de desenvolvimento destes tipos de cancro é o vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano). Mas existem mais fatores de risco associados.
Conheça o essencial sobre estes tumores e como podem ser evitados.
Os principais fatores de risco podem ser evitados, são o consumo de álcool exagerado, potenciado pelo tabaco.
Conheça o essencial sobre este tipo de cancro.
Centros
Os Centros CUF encontram-se organizados de forma multidisciplinar e agregadora, proporcionando um acompanhamento completo com base numa organização assente num percurso clínico de um grupo de doenças, órgãos ou especialidades médicas.