Verrugas

O que é?
Sintomas
Causas
Diagnóstico
Tratamento
Prevenção

São uma infeção da pele causada pelo Papiloma vírus humano. O vírus penetra na peleatravés de lesões prévias e desenvolve-se formando uma lesão benigna característica na forma de uma protuberância áspera na sua superfície. 

São uma infeção viral comum que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade.

Na pele formam-se pequenas calosidades que crescem lentamente, notando-se no seu centro pequenos pontos negros. Por vezes tornam-se salientes e a superfície é parecida com uma couve-flor. As verrugas podem aparecer em qualquer local, mas são mais frequentes nas mãos e nos pés.

Acontece habitualmente em ambientes húmidos como piscinas ou balneários, em que a humidade amolece a pele e facilita a penetração do vírus. Não têm gravidade, mas quando se localizam nas plantas dos pés podem causar dor e consequentes alterações da marcha e da postura, pelo que não devem ser negligenciadas.

O diagnóstico baseia-se no exame da pele e da verruga, tendo em consideração outros sintomas que o paciente possa ter.

O tratamento é feito com queratolíticos, substâncias corrosivas que destroem a queratina que constitui as verrugas. O produto é aplicado diariamente. À medida que as peles mortas se vão formando à superfície, devem ser raspadas até à cura da verruga, o que pode levar semanas. Se não se conseguir eliminá-las deste modo, é necessário usar métodos cirúrgicos para a sua remoção, sob anestesia local.

Não há maneira infalível de evitar verrugas, no entanto deve-se evitar o risco de contaminação a partir de outras fontes infetadas:

  • Usar chinelos ou sandálias em vestiários, piscinas ou chuveiros públicos
  • Não tocar numa verruga de outra pessoa
  • Não arranhar uma verruga
  • Não fazer a barba por cima de uma verruga
  • Manter roupas e toalhas, longe de outras pessoas em casa, evitando que possam entrar em contato com a verruga
Fontes:

Cleveland Clinic

Doenças relacionadas