Método das cadeias musculares

É um método de exame e tratamento manual utilizado por fisioterapeutas especializados que tem como finalidades:

  • Libertar as zonas de tensão que podem gerar dor e incapacidade
  • Reencontrar uma boa mobilidade muscular, articular e tendinosa das diferentes cadeias (musculares, articulares, viscerais, cranianas)
  • Reencontrar o melhor equilíbrio postural
  • Normalizar a função

 

O tratamento consiste em relaxar os pontos de tensão e alongar as diferentes cadeias musculares através de técnicas manuais aplicadas a todos os níveis corporais envolvidos.

 

Caracteriza-se por ser um tratamento personalizado, que se realiza uma ou duas vezes por semana, com a duração de 45 a 60 minutos consoante a situação clínica e o grupo etário.

 

No seu conjunto trata-se de um tratamento simples, mas com uma abordagem global, utilizando técnicas que visam uma reprogramação do correto funcionamento corporal.

 

A quem se aplica:

  • A crianças com alterações aos mais diversos níveis: pés (plano/cavo), joelhos (valgus/varus), tórax, cifoses, lordoses, escolioses, dores de crescimento, etc
  • A qualquer adulto com alterações posturais, dores crónicas e disfunções físicas nomeadamente artroses, alterações da articulação tempero-mandibular (ATM) e outras patologias seguidas pela especialidade de otorrino
  • A atletas para tratamento de lesões desportivas e melhoria da sua performance física

 

A postura caracteriza-se pelo equilíbrio entre vários segmentos do corpo de forma a proporcionar conforto e economia energética.

 

O método de tratamento das Cadeias Musculares tem como objetivo potencializar a harmonia e a liberdade do movimento diminuindo as queixas dolorosas e incapacidades funcionais muitas vezes referidas como principais problemas dos nossos clientes.

Doenças relacionadas