Gastroplastia endoscópica

Endosleeve Apollo

O que é?

O método EndoSleeve ou APOLLO, também conhecido como Gastroplastia Endoscópica, é um novo tratamento sem cicatrizes para a redução gástrica e consiste em suturas inseridas na cavidade interna do estômago para limitar o volume do estômago. 

Endosleeve não é uma operação, mas um procedimento endoscópico: as suturas na cavidade interna do estômago são inseridas através de um endoscópio através da boca do paciente. O procedimento é realizado sob anestesia geral num bloco operatório com todas as medidas de segurança e por especialistas.

Para quem está indicada?

Os doentes com obesidade leve e moderada, bem como doentes de alto risco cardiopulmonar e idosos podem ter indicação para esta Gastroplastia Endoscópica.

O procedimento endoscópico não estará indicado, quando o doente tiver uma obesidade mais severa, para estes casos devem ser realizadas as terapias cirúrgicas, pois são mais eficazes. Em geral, a Gastroplastia Endoscópica tem a mesma aplicação para os doentes que outrora necessitariam de um balão gástrico, mas de maneira mais definitiva (o balão tem sempre que ser retirado).

Como é realizado?

A tecnologia Apollo Overstich é inserida endoscopicamente durante uma endoscopia por via oral, sob anestesia geral. A Gastroplastia Endoscópica demora normalmente cerca de uma hora. O doente pode então, inicialmente, ingerir uma dieta líquida imediatamente após o procedimento. Posteriormente, a ingestão de alimentos é lentamente avançada através do aconselhamento nutricional.

Os resultados

A consequente redução da capacidade do estômago permite uma saciedade rápida quando se tomam pequenas quantidades de alimentos. Este sistema permite reduzir o volume do estômago sem incisões pós-operatórias, evitando assim as desvantagens da cirurgia tradicional. Com a terapia EndoSleeve, há uma redução do apetite e uma sensação de saciedade duradoura, levando a uma redução de peso. 

Após cirurgia bariátrica

Pode estar indicado após uma cirurgia bariátrica?

Os doentes que se submeteram a cirurgias bariátricas como o Bypass Gástrico ou Sleeve Gástrico, e que sofrem de problemas como o Dumping, o Refluxo, diarreias ou ainda que progressivamente aumentam o peso, podem beneficiar desta tecnologia. O procedimento de Gastroplastia Endoscópica pode reduzir o diâmetro e os volumes das cirurgias prévias, retornando a perda de peso, sendo eficaz para muitas das referidas complicações da cirurgia.

Doenças relacionadas

Unidades autónomas