Perguntas frequentes
Encontre a resposta às suas dúvidas através da escolha de uma das categorias de perguntas e selecione a sua questão.
Caso não tenha encontrado a resposta à sua dúvida nesta página, procure no campo de pesquisa assinalado no canto superior direito desta página ou contacte-nos.
As entidades e referências disponíveis nas faturas por liquidar têm prazo de validade?
As referência multibanco não têm prazo de validade. Apesar das referências não terem validade, a CUF tem uma política de cobranças pelo deve regularizar a sua fatura assim que possível.
As receitas eletrónicas têm validade?
As receitas eletrónicas têm a mesma validade que as receitas em papel.
Na sua farmácia basta partilhar a informação disponível no ecrã de visualização da receita.
Como adiro ao My CUF?
Se não estiver na unidade de saúde:
- Descarregue aplicação My CUF na loja de aplicações do seu dispositivo móvel (a aplicação é gratuita e pode ser encontrada na Play Store para dispositivos android e App Store para dispositivos iOS)
- Clique na opção "Novo no My CUF? Registar" e siga as indicações no ecrã. Vai necessitar de ter o Cartão do Cidadão à mão.
- Após finalizar o processo de adesão, vai receber um e-mail com uma password provisória. Ao entrar, terá de validar a conta e definir uma nova password.
- Nota: Este e-mail fica ativo durante 30 dias, após os quais será desativado caso não seja validado.
- A partir deste momento tem acesso ao My CUF
Caso faça a adesão a partir da web, o seu acesso fica condicionado por não termos possibilidade de validar a sua identidade, tendo apenas a possibilidade de marcar consultas e exames.
De forma a garantir a segurança e a confidencialidade dos seus dados, caso faça a adesão na web, o seu acesso fica condicionado até à validação da sua identidade numa unidade CUF, permitindo-lhe apenas marcar consultas e exames.
- Para completar o acesso, e ter assim todas as funcionalidades disponíveis, deverá dirigir-se ao balcão de atendimento do hospital ou clínica mais perto de si e solicite acesso completo ao My CUF apresentando o seu documento de identificação garantindo assim a segurança e confidencialidade dos seus dados.
Se estiver na unidade de saúde:
- Adira ao My CUF autonomamente fazendo o download da aplicação para o seu dispositivo móvel e siga as indicações que lhe aparece no ecrã, conforme descrito acima
- Caso não pretenda aderir de forma autónoma, solicite no balcão a adesão ao My CUF
- Vai receber um e-mail com uma password provisória. Ao entrar, terá de validar a conta e definir uma nova password.
- A partir deste momento tem acesso a todas as funcionalidade do My CUF
Como consigo aceder ao meu recibo?
Caso a fatura disponível no seu My CUF não seja uma fatura recibo e se necessitar do recibo, pode solicitá-lo dentro do My CUF através do botão "Enviar uma mensagem" do menu Perfil (encontra-se no final do ecrã), "Entre em Contacto" selecionando o assunto "Dúvidas de faturas recebidas".
Como é que vejo o histórico do meu descendente?
O histórico dos descendentes fica disponíveis na Atividade. Para visualizar selecione o menu de atividade e filtre o histórico nos perfis que se encontram no canto superior direito do seu ecrã.
Como posso aceder às funcionalidades do My CUF para os meus descendentes?
As funcionalidades dos seus descendentes estão disponíveis, como se fossem as suas. No início de um processo de marcação, é-lhe questionado para quem quer agendar. Caso queira filtrar a atividade de apenas um elemento do seu agregado familiar, basta selecionar o nome do elemento em questão no campo superior direito.
Como posso alterar dados no My CUF? Que dados posso alterar?
Pode proceder à alteração dos dados de comunicação, morada, telemóvel e telefone, e o e-mail de contacto. Não pode alterar o e-mail de acesso ao My CUF e os dados pessoais de identificação por questões de segurança e proteção de dados. Estas alterações só poderão ser feitas presencialmente numa unidade de saúde CUF, perante a confirmação da sua identidade.
Para alterar os seus dados basta aceder ao Perfil e selecionar Dados Pessoais.
Como posso alterar o meu e-mail de acesso ao My CUF?
O e-mail é o identificador da sua conta My CUF. Uma vez que o My CUF disponibiliza dados pessoais e de saúde, por questões de segurança e proteção de dados, é necessário proceder-se ao cancelamento da conta existente e fazer uma nova adesão.
É possível cancelar a conta presencialmente numa das Unidades de saúde CUF, ou através do formulário de contacto, se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.
Como posso confirmar a data de uma consulta ou exame marcado?
Na página inicial do My CUF estão disponíveis as suas próximas marcações.
Poderá consultar também, no botão Actividade onde tem a informação de todas as próximas marcações, e adicionar à sua agenda.
Como posso consultar os resultados ou imagens dos meus exames?
Pode consultar de duas formas alternativas:
- Na área "Atividade", separador "Marcações", encontra todas as suas consultas / exames, por ordem cronológica. Ao selecionar o exame em questão, encontra a indicação de "Imagem de exame" para ver a imagem e "Resultado de exame" para ver o relatório.
- Na área "Atividade", separador "Documentos", pode filtrar por tipo de documento e selecionar resultado de exame, ou imagens de exame. Dessa forma obterá de forma simples todos os resultados pretendidos.
Nota: Ao carregar no botão "Imagens" é encaminhado para uma área onde estão disponíveis todas as imagens e relatórios dos seus exames de imagiologia realizados na CUF.
Como posso registar os meus descendentes no My CUF para ter acesso ao seu histórico?
Se não estiver na unidade de saúde
Para adicionar o seu filho à sua lista de descendentes basta aceder ao seu "Perfil". Nessa área, deverá selecionar a opção "Gestão do Agregado" e posteriormente "Adicionar um elemento". Depois de preencher a informação do seu descendente basta "Guardar" a informação.
Terá acesso apenas às marcações de consultas e exames. Para completar o acesso, e ter assim todas as funcionalidades disponíveis, deverá dirigir-se ao balcão de atendimento do hospital ou clínica mais perto de si.
Para solicitar o acesso completo ao My CUF necessita de apresentar o seu documento de identificação garantindo assim a segurança e confidencialidade dos dados do seu filho.
Se estiver na unidade de saúde
Solicite no balcão a associação do seu descendente à sua conta My CUF, perante a apresentação do seu documento de identificação e do seu descendente. A partir deste momento tem acesso a todas as funcionalidade do My CUF do seu descendente
Nota: de acordo com a CNPD, apenas podem ser registados descendentes com menos de 16 anos.
Esqueci-me dos dados de acesso ao My CUF
Pode não conseguir aceder ao My CUF porque se esqueceu do Nome do Utilizador ou da Password.
- Se se esqueceu da Password, pode fazer "Esqueceu-se da password?" no My CUF, na página de login. (Nota: para recuperar a Password tem que ter a certeza que está a inserir o Nome do Utilizador correto.)
- No caso de se ter esquecido do Nome do Utilizador, note que à partida é o e-mail com que aderiu. Se continuar sem conseguir, contacte-nos preferencialmente pelo formulário de contacto que se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.
A recuperação da password pode ocorrer de duas formas:
1. Clientes cuja conta foi criada pelo processo de adesão com validação virtual do cartão do cidadão: é-lhes solicitado o utilizador e o NIF e depois ser-lhes-á enviado um código para o número de telemóvel indicado no momento de adesão. Depois de introduzirem esse código devem definir uma nova password.
2. Clientes cuja conta foi criada pelo processo de adesão anterior a junho 2020 (ativação na unidade): é-lhes solicitado o utilizador e o NIF e depois ser-lhes à enviada uma password temporária para o e-mail de contacto, que consta na sua ficha de cliente (note que este e-mail pode ser diferente do e-mail de acesso ao My CUF). Após fazerem login com essa password serão forçados a definir uma nova.
Há um erro na minha fatura. O que posso fazer?
Pode solicitar esclarecimentos dentro do My CUF através do botão "Enviar uma mensagem" do menu Perfil (encontra-se no final do ecrã), "Entre em Contacto" selecionando o assunto "Dúvidas de faturas recebidas".
Não recebo e-mails e mensagens de comunicação da CUF. Posso pedir para receber no My CUF
Sim. Dentro do seu My CUF selecione Perfil, e Gestão de Comunicação, e escolha a/s via/s pelas quais pretende ser contatado.
Não sou português e não tenho NIF. Consigo fazer o registo no My CUF?
Se for um cidadão estrangeiro apenas pode fazer a adesão ao My CUF presencialmente numa unidade CUF.
O My CUF vai avisar-me que tenho uma consulta ou exame marcado?
No My CUF estão disponíveis os próximas marcações e a CUF irá avisá-lo da sua marcação através de um SMS. Para receber os avisos via SMS valide no seu My CUF as preferências de comunicação e ative o envio de SMS, (basta aceder ao botão perfil, e selecionar a opção preferências de comunicação).
O que acontece à conta dos meus filhos quando atingem os 16 anos de idade? Porquê aos 16 anos?
Quando os seus filhos atingem 16 anos de idade, deixa automaticamente de ter acesso à conta deles através do seu My CUF.
Nesta altura, o seu filho deverá criar uma conta My CUF de forma independente da dos pais/tutores (ver pergunta “Como adiro ao My CUF”)
Uma vez criada e validada a nova conta My CUF o seu filho pode dar-lhe acesso de Gestão do Agregado através da funcionalidade Gestão de Terceiros (ver pergunta “Posso associar à minha conta My CUF outras contas que não dos meus descendentes menores de 16 anos?”)
O limite dos 16 anos foi imposto pela Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD)
Para onde são enviados os e-mails de comunicação do My CUF?
Os e-mails de comunicação do My CUF, bem como a restante comunicação da CUF são enviados para o endereço que se encontra na sua ficha de cliente para o efeito. Este e-mail não é necessáriamente o mesmo de acesso ao My CUF. Caso pretenda poderá atualizar o seu e-mail no My CUF, basta aceder ao Perfil e selecionar Dados Pessoais.
Porque não consigo aderir?
Existem dois motivos pelos quais pode não conseguir validar a sua adesão:
- O NIF já está a ser utilizado por outra conta
Se o NIF que introduziu já estiver a ser utilizado por outra conta, o My CUF bloqueia a criação de uma nova conta. A conta com o NIF em causa pode ser sua, mas registada com um endereço de e-mail diferente. Nesse caso, e se não se lembrar dos dados de acesso, é necessário proceder-se ao cancelamento da conta existente e fazer uma nova adesão - É possível cancelar a conta presencialmente numa das Unidades de saúde CUF, ou através do formulário de contacto, se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.
- O email já está a ser utilizado por outra conta
Se o e-mail que está a inserir já estiver a ser utilizado por outra conta conta My CUF, não lhe é possível prosseguir, sendo exibido o alerta "O e-mail definido já se encontra registado". Nesse caso, e se não se lembrar dos dados de acesso, é necessário proceder-se ao cancelamento da conta existente e fazer uma nova adesão - para isso, o titular do e-mail poderá poderá solicitar cancelamento da conta presencialmente numa das Unidades de saúde CUF, ou através do formulário de contacto, se encontra no menu “Clientes e Acompanhantes”, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.
Posso aderir online ao My CUF apesar de ainda não ser cliente CUF?
Sim. Qualquer utilizador com mais de 16 anos* pode aderir ao My CUF.
*O limite dos 16 anos é imposto pela Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD).
Posso alterar as minhas preferências de proteção de dados dentro do My CUF?
Sim. Para alterar as preferências de Proteção de Dados no My CUF selecione o botão Perfil, e a opção Preferências dentro da secção Proteção de dados.
Posso cancelar a gestão de contas de outros adultos?
A qualquer momento, qualquer uma das partes, pode cancelar a gestão da conta My CUF.
Posso ter acesso a uma declaração de presença do acompanhante no My CUF?
Não. As declarações do presença de acompanhante apenas podem ser emitidas presencialmente no momento do ato médico.
Quais as principais funcionalidades do My CUF?
Marcação de consultas e exames
Possibilidade de cancelamento e remarcação de consultas e exames
Visualização de marcações futuras, bem como sugestão da próxima atividade (p.ex. admissão, pagamento)
Histórico de atividade, sistematizando num único local toda a informação e documentos associados a determinada consulta e exame como:
- Resultados de exames: análises, relatórios de gastrenterologia e relatórios e imagens de imagiologia
- Requisições de exames
- Receitas médicas (e direcionamento para farmácia de serviço mais próxima)
- Faturas
Possibilidade de pagamento por Multibanco, Cartão de Crédito ou MB WAY
Alteração de alguns dados pessoais (contactos telefónicos e morada) e dados financeiros (de seguradoras e sub-sistemas)
Admissão online de consultas
Acesso às mesmas funcionalidades na sua conta My CUF para os descendentes até 16 anos* de idade ou maiores de idade cuja conta é gerida
Acesso a atividade não programada da CUF (Teleconsulta do Dia, Atendimento Permanente e Consulta sem marcação), de acordo com a sua localização
*O limite dos 16 anos é imposto pela Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD)
Quais os documentos disponíveis no My CUF?
- Resultados de exames: análises, relatórios de gastrenterologia e relatórios e imagens de imagiologia
- Requisições de exames
- Receitas médicas
- Faturas
- Declarações de presença (do próprio)
Quais os relatórios de exames disponíveis para download no My CUF?
- Resultados de Análises clínicas
- Relatórios e imagens (a partir de Outubro de 2019) de Imagiologia - Exceto no Instituto CUF Porto
- Relatórios de Gastrenterologia (Somente efetuados depois de dia 18 de março de 2015)
- Relatórios dos exames de Anatomia Patológica
- Relatórios de Cardiologia
Os relatórios de exames de acidentes de trabalho não estão disponíveis no My CUF.
Qual é o meu utilizador?
O seu utilizador é o e-mail com que aderiu ao My CUF. Se aderiu antes de 2016, o seu utilizador pode ser diferente do endereço de e-mail. Caso continue sem se lembrar do seu user de acesso ao My CUF, contacte-nos preferencialmente através do formulário de contactos disponível no site cuf.pt, na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF".
Que exames realizados no âmbito do Atendimento Permanente ficam disponíveis no My CUF?
O resultado das suas análises clínicas, Ressonâncias Magnéticas e TACs feitas em âmbito de Atendimento Permanente ficam disponíveis no My CUF, até 24h após a alta clínica.
Recebi um e-mail de inibição de acesso ao My CUF, e agora?
Caso a conta My CUF tenha sido cancelada, poderá fazer novamente o seu registo na aplicação ou contacte-nos preferencialmente através do formulário de contactos disponível no site cuf.pt,na página “Contacte-nos”, referindo o assunto “My CUF”.
Tanto a Mãe como o Pai podem ter acesso ao My CUF dos filhos? E quando apenas um detém o poder parental?
Sim, tanto a Mãe como o Pai podem ter o mesmo descendente associado à sua conta My CUF. No caso em que um dos pais alegue impossibilidade de acesso do outro por motivos de divórcio/poder parental, devem apresentar um documento legal que justifique essa situação num balcão de atendimento CUF.
Tenho acesso às minhas análises clínicas e exames no My CUF? Quanto tempo depois de as efetuar tenho acesso aos resultados?
Os resultados das análises e exames ficam disponíveis no My CUF em cerca de 48 horas, assim que estejam concluídos e validados pelo médico responsável. Os resultados são também enviados para o seu email.