Dia Internacional da Síndrome de Angelman

Hoje, dia 15 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Angelman.

 

A Síndrome de Angelman (SA) é uma condição genética rara que se caracteriza por um atraso grave do desenvolvimento psicomotor, a ausência total de linguagem verbal, dificuldades grosseiras na marcha e coordenação motora (ataxia), epilepsia, agitação permanente/hiperatividade e perturbações do sono. Em Portugal, a ANGEL – Associação de Síndrome de Angelman Portugal já identificou cerca de 80 casos sendo que, estatisticamente, este número deverá ascender a 500.

 

A ausência de conhecimentos sobre esta Síndrome é, ainda, elevada e traduz-se em erros de diagnóstico - sendo muitos casos confundidos com outras perturbações como o autismo infantil e a paralisia cerebral - ou atraso na sua identificação, o que compromete uma intervenção precoce essencial a potenciar a melhoria dos sintomas. As famílias das pessoas afetadas por esta condição genética rara enfrentam dificuldades semelhantes na sua procura por um diagnóstico, informação relevante e orientação adequada para profissionais qualificados, no acesso a cuidados de saúde de qualidade, apoio geral social e médico, entre outras.

 

Saiba mais sobre esta condição genética rara aqui e veja o video explicativo da Associação de Síndrome de Angelman Portugal

 

angel