Como usar uma câmara expansora

Bebés e crianças
Doenças crónicas
5 mins leitura

A técnica de usar inaladores não é fácil, mas o uso de uma câmara expansora pode ser uma ajuda preciosa para melhorar a eficácia destes medicamentos.

Os medicamentos administrados por via inalatória, por exemplo, em quem sofre de asma, requerem prática e podem ser de difícil aplicação em crianças ou mesmo em adultos. A câmara expansora é um tubo oco, normalmente de plástico, que se aplica no inalador para facilitar a absorção destes medicamentos. No caso de crianças muito pequenas (até aos 5 anos) ou mesmo bebés ou idosos com dificuldades respiratórias, é possível aplicar uma máscara na câmara expansora e facilitar o procedimento.

 

Porquê usar uma câmara expansora?

Os inaladores requerem uma coordenação entre o movimento da mão (que pressiona o inalador para a descarga) e a inspiração / aspiração. Esta coordenação é difícil, requer treino, e uma má utilização do inalador implica a ineficiência e desperdício do medicamento, já que o objetivo é que estes fármacos consigam alcançar os pulmões. Quando há uma má utilização, podem ficar apenas depositados na garganta, no estômago ou na boca.

 

Siga os seguintes passos na utilização

Antes de iniciar a utilização da câmara expansora, certifique-se de que está a usar o inalador certo e que se adapta à câmara expansora que tem disponível - apesar da maioria das câmaras ser de uso universal, adaptável à maioria dos inaladores.

Há dois métodos de utilização das câmaras expansoras. O primeiro, requer inspirar fundo e suster a respiração. O segundo, útil para bebés, crianças pequenas ou idosos, implica apenas respirar várias vezes e deve ser feito com a aplicação de uma máscara facial na câmara expansora.

 

Sem máscara facial:

  1. Destape o inalador e agite-o.
  2. Encaixe o inalador na câmara expansora.
  3. Expire todo o ar que tem nos pulmões e coloque o tronco direito e o queixo ligeiramente elevado.
  4. Coloque a câmara expansora na boca e ajuste bem os lábios ao bocal, selando-o.
  5. Pressione o inalador enquanto inicia uma inspiração profunda e lenta pela boca (alguns inaladores fazem o som de uma corneta quando o indivíduo inspira demasiado rápido).
  6. Sustenha o ar por dez segundos para que o medicamento assente nos pulmões.
  7. Se não conseguir suster a respiração, pode inspirar e expirar, pela boca, através da câmara cinco vezes.
  8. Se a prescrição indicar mais de uma inalação, aguarde cerca de um minuto entre as descargas e volte a agitar o inalador antes da segunda.
  9. No caso de se tratar de um medicamento com esteroides, lave a boca no final do tratamento, para evitar efeitos secundários.
Ilustração de uso de câmara expansora sem máscara facial

Com máscara facial:

O procedimento é idêntico àquele descrito anteriormente, mas, neste caso, a máscara deve estar completamente encostada à cara, exercendo pressão na zona do queixo, das bochechas e do nariz.

Ao pressionar o inalador, o indivíduo deve respirar normalmente com a máscara aplicada por cerca de 5-10 vezes.

Ilustração de uso da câmara expansora com máscara facial

Como facilitar a utilização em bebés ou crianças?

Para bebés e crianças pequenas (até aos 5 anos), o uso de máscara na câmara expansora pode ser essencial para o sucesso do medicamento. Siga as seguintes técnicas para facilitar a sua utilização:

  • Sente a criança no seu colo, virada para si, pois ajuda manter contacto visual.
  • Mantenha uma atitude positiva que transmita confiança à criança.
  • Se a criança oferecer resistência, experimente colocar a máscara com a câmara em si, ou num dos seus brinquedos favoritos, antes de a aplicar na criança.
  • Coloque a máscara na criança por pequenos períodos para que se vá habituando ao treino.
  • Coloque a mão nas costas da criança enquanto faz a inalação e segure-a com firmeza para evitar que se desvie da máscara.
  • Se a criança for completamente resistente, experimente fazer inalações enquanto dorme.

 

Fique atento aos seguintes erros na utilização da câmara expansora

  • Não demore mais de dois segundos entre pressionar o inalador e iniciar a inspiração.
  • Se usar máscara, verifique que tem o tamanho ideal para o utilizador, cobrindo a boca e o nariz.
  • Não use a máscara em crianças enquanto choram.

 

Como fazer a manutenção da câmara expansora?

Antes de usar a câmara expansora, deve passar um pano seco para limpar o bocal. Além desta prática quotidiana, há outras que ajudam a manter a limpeza e o bom funcionamento. Algumas marcas indicam que podem ser postas na máquina de lavar a loiça, mas a maioria deve ser lavada à mão cerca de uma vez por semana:

  • Use água morna e detergente neutro, mergulhe a câmara expansora e agite-a.
  • Não use detergentes abrasivos.
  • Passe a câmara expansora por água corrente, depois de a lavar com detergente.
  • Deixe-a secar ao ar, na vertical.

 

Outro aspeto importante é o seu transporte e a forma como se guarda: não deve manter a câmara expansora em sacos de plástico para evitar acumulação de vapores; mantenha a máscara em local arejado.

Deve substituir a câmara expansora anualmente e, no caso de ter válvulas de borracha, esteja atento ao seu estado: se estiverem rijas ou quebradiças, precisam de ser substituídas.

Fontes:

Asthma UK, novembro de 2021

Nationwide Children's Hospital, novembro de 2021

Revista Portuguesa de Imunoalergologia, novembro de 2021

 

Publicado a 10/05/2022
Doenças