Ainda vai a tempo: recupere dos excessos das festas
Alimentação
Prevenção e bem-estar
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Passou-se o Natal e o Ano Novo e cometeu mais asneiras à mesa do que gostaria? Saiba o que fazer e recupere dos excessos das festas.

Apesar de já ter tomado as suas resoluções de ano novo, as iguarias das festas de Natal e de fim de ano foram uma tentação irresistível, o stress das festas tomou conta de si e o cansaço parece não querer ir embora. No entanto, isto não significa que não leve adiante os seus planos e tenha uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis. Recupere a forma e mantenha-a. Todo o ano.

 

Faça uma dieta equilibrada e variada

  • Fracione as refeições, fazendo três principais e, pelo menos, uma merenda/lanche entre estas
  • Nunca "salte" o pequeno-almoço, pois esta refeição é essencial para quebrar o jejum noturno e fornecer-nos energia e nutrientes para o resto do dia. Opte por leite e derivados, pão/cereais e fruta
  • Faça merenda da manhã e lanche da tarde. Coma uma peça de fruta ou uma fatia de pão escuro com queijo magro e um iogurte magro
  • Inicie sempre o almoço e o jantar com um prato de sopa, que proporciona saciedade e leva a que não coma demasiado a seguir
  • Ingira sempre uma porção de vegetais/legumes às refeições principais, reduzindo as porções de batatas, arroz ou massa (que devem ser integrais)
  • Retire sempre as peles e gorduras visíveis da carne e do peixe
  • Não se esqueça do peixe; ingira-o pelo menos duas vezes por semana, dando preferência ao salmão, arenque, sardinha e cavala (ricos em ácidos gordos essenciais ómega-3)
  • Utilize o azeite como gordura de eleição para confecionar e temperar os alimentos
  • Adicione menos sal aos seus pratos, substituindo-o por ervas e especiarias
  • Não se esqueça da fruta, ingira sempre uma peça para finalizar a refeição
  • Corte nas calorias. Tente restringir a ingestão de alimentos muito calóricos a uma ou duas vezes por semana, no máximo. Evite o açúcar (doces, bolachas, refrigerantes açucarados) e bebidas alcoólicas
  • Restrinja a ingestão de fritos e panados
  • Hidrate-se: beba diariamente muita água, sumos de fruta ou tisanas (sem açúcar)
  • Faça uma lista de compras com aquilo que é estritamente necessário e não vá ao supermercado quando estiver com fome
  • Não se deite com fome: se se costuma deitar mais de três horas depois de ter jantado, faça uma ceia leve

 

Regresse ao ginásio para recuperar dos excessos das festas

Se falhou as visitas ao ginásio durante as últimas semanas, é tempo de regressar e, idealmente, aumentar o seu gasto energético. Se a atividade física que pratica não lhe dá realmente prazer, escolha uma que lhe dê a sensação de satisfação, lhe aumente a autoestima e o ajude a relaxar e gerir melhor o stresse. E não precisa, necessariamente, de ir ginásio. Qualquer que seja a modalidade que elegeu, tente praticá-la, pelo menos, três vezes por semana e, se possível, caminhar um pouco diariamente.

 

Não se esqueça!

Se prometeu a si próprio deixar de fumar neste novo ano que começou e ainda não pôs em prática a decisão, não desista ainda antes de tentar. Os benefícios de deixar o cigarro para trás são inúmeros!

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