5 hábitos que lhe tiram o sono

Prevenção e bem-estar
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Muitas vezes, são os nossos (maus) hábitos que não nos deixam dormir bem. Conheça cinco deles, corrija-os e tenha uma noite descansada.

Há gestos que temos no nosso quotidiano que nem nos apercebemos que podem ser prejudiciais ao nosso bem-estar. O mesmo acontece quando se trata da qualidade do nosso sono. São muitas as pessoas que vão para a cama, à noite, e levam atrás o telemóvel e vão fazendo scroll nas redes sociais ou lêem as notícias até adormecerem. O que é que vai acontecer? O sono vai tardar em aparecer e a probabilidade de ser de menor qualidade será maior. Mas este hábito não é o único que pode prejudicar um sono reparador. Conheça o top 5.

 

1. Praticar exercício físico ao final da tarde

Embora fazer exercício físico alivie o stress e a ansiedade devido à libertação de neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar, reserve a atividade desportiva para a manhã e início da tarde, já que o exercício físico a partir do final do dia pode provocar dificuldade em adormecer.

 

2. Ir dormir com o estômago cheio

Opte por uma refeição ligeira, pois um jantar pesado dificulta o adormecer e torna o sono mais leve e agitado. Se estiver com fome antes de se deitar prefira comer algo leve.

 

3. Beber café depois do jantar

Não beba café, chá preto ou outras bebidas com cafeína a partir do final da tarde. E não consuma bebidas alcoólicas nas duas horas anteriores a ir-se deitar.

 

4. Fumar

A nicotina tem um efeito estimulante. Por isso, além de dificultar a chegada do sono, interrompe-o.

 

5. Olhar para o ecrã à noite

Ver televisão no quarto ou levar o computador, tablet ou telemóvel para a cama vão contribuir para que adormeça mais tarde, pois não só estimulam o seu cérebro, como a luminosidade própria desses equipamentos irá dificultar a libertação da melatonina, hormona que ajuda a induzir o sono, atrasando assim a chegada do seu sono natural.