21

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica cuja prevalência tem vindo a aumentar. Existem vários subtipos de Diabetes Mellitus, mas todos são caracterizados por valores altos de glicémia (açúcar no sangue) e um risco acrescido de complicações a curto e longo prazo.

 

Como qualquer doença crónica, obriga a um seguimento regular em consultas. A autonomização da pessoa com diabetes na gestão da doença no dia a dia passa pela sua inserção num programa de educação terapêutica individualizado, integrado numa equipa multidisciplinar.

 

A Unidade de Diabetes do Hospital CUF Tejo integra uma equipa de profissionais experientes de diferentes especialidades, vocacionados para o acompanhamento de adultos com qualquer tipo de diabetes, como por exemplo:

  • Diabetes tipo 1 e tipo 2
  • Diabetes no contexto de gravidez ou doença oncológica
  • Diabetes secundária a doenças do pâncreas ou a tratamento com corticoides

 

Este acompanhamento é feito ao longo de todas as fases da doença, com a abordagem terapêutica mais adequada a cada caso, inclusivamente a doentes com dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina (bombas de insulina).

 

Salienta-se a articulação que estabelece com a Ginecologia/ Obstetrícia, no seguimento de grávidas com diabetes.

 

Para além da vertente assistencial, a Unidade de Diabetes tem também como objetivos a promoção da investigação clínica e da educação pré e pós-graduada na área da diabetologia, bem como da educação para a saúde através de sessões de esclarecimento para a comunidade.

Consultas

Veja as nossas consultas na Unidade de Diabetes e faça a sua marcação.