O Ginásio de Simulação, desenvolvido pela CUF Academic Center, assenta num modelo pedagógico inovador que permite aos profissionais de saúde realizar horas de treino suplementar, baseado em simulação, e com vista a alcançar proficiência e segurança na execução de técnicas e procedimentos específicos.

O treino é feito em regime tutorial e deve ser complementado com trabalho individualizado, posteriormente auditado, comentado e avaliado.

Com esta solução, os profissionais programam as suas horas de treino, com recurso a simuladores ou ambiente simulado, que lhes permitem treinar e aprofundar a componente prática da sua formação, acompanhados pelo seu formador ou “personal trainer”. 

Perguntas frequentes
Como posso utilizar o Ginásio de Simulação?
  1. Preencha este formulário com as suas necessidades de formação;
  2. A equipa pedagógica do Centro de Simulação avalia o seu pedido;
  3. Recebe uma proposta adeqeuada às suas necessidades e nível de especialização.
Que instalações e equipamentos posso utilizar?

O Ginásio de Simulação funciona nas instalações do Centro de Simulação da CUF Academic Center.  Tem disponíveis 7 salas de procedimentos específicos e uma diversidade de simuladores capazes de responder virtualmente às necessidades de formação de todas as áreas médicas e cirúrgicas.

Todas as salas estão equipadas com um sistema de captura de imagem e som que integra todas as estações de trabalho do Centro de Simulação. Este circuito, combinado com a informação recolhida pelos simuladores, permite um registo detalhado de todas as atividades realizadas, dados que são essenciais para as sessões de debriefing e feedback personalizado aos formandos.

Além do ambiente de treino criado no Centro de Simulação, o circuito audiovisual disponível permite visualizar procedimentos reais, realizados em diferentes serviços do hospital, nomeadamente o centro de técnicas de ambulatório. O anfiteatro cirúrgico permite ainda assistir a cirurgias em tempo real e interagir com a equipa que está a realizar a procedimento no Bloco Operatório. 

Esta formação é autónoma ou supervisionada?

O treino no Ginásio de Simulação da CUF Academic Center assenta no modelo de prática deliberada e pode decorrer em 3 modalidades diferentes e adaptadas ao nível de especialização de cada formando:

1. Treino com tutoria personalizada

Plano desenhado à medida dos formandos, com base em programas de formação estandardizada, previamente validados e que tirem o maior partido do equipamento disponível. Este plano é desenvolvido pelo Centro de Simulação da CUF Academic Center em conjunto com os tutores.

2. Treino complementar pós-curso

Esta modalidade pressupõe que o formando frequente um curso baseado em simulação, no Centro de Simulação da CUF Academic Center. Estas horas de treino permitem prolongar e otimizar a curva de aprendizagem até atingir a proficiência técnica no procedimento abordado na formação. 

3. Treino livre 

Esta modalidade permite ao formando treinar, autonomamente e sem tutoria, alguns procedimentos que pretenda aperfeiçoar. Esta opção carece de avaliação e aprovação de utilização pela equipa pedagógica do Ginásio de Simulação, com base no nível de especialização dos formandos, o equipamento necessário e as técnicas em treino. Nestes casos, o Centro de Simulação assegura o apoio técnico e operacional.

Cardiologia de Intervenção, Neuroradiologia, Cirurgia Vascular e Imagiologia de Intervenção

imagiologia

Cardiolgia (ecocardiograma transtorácico e transesofágico)

cardiologia

Ecografia (PoCUS; eFAST; ecografia torácica, abdominal, ecocardiografia funcional e procedimentos ecoguiados)

eve

Treino de equipas multidisciplinares

multi

Cirurgia minimamente invasiva e Laparoscopia

cirurgia

Ecografia Obstétrica e Ginecológica/Diagnóstico Pré-Natal

imagem

Endoscopia digestiva (alta, baixa e CPRE) e Broncoscopia (rígida e flexível)

Procedimentos Endoscópicos

Técnicas Invasivas Ecoguiadas (adulto e pediatria)

ecoguiados

Cuidados Intensivos (Ventilação, ECMO e Técnicas de Substituição Renal)

cuidados intensivos

Qualidade e Segurança do Doente (Simulação de Alta Fidelidade: cenários e debriefing)

treino de equipas multidisciplinares

Anestesia e Controlo da Dor (Epidural, Raquianestesia e Anestesia Loco-regional)

anestesia

Cuidados de Enfermagem (cuidados e técnicas à cabeceira do doente, estomaterapia, feridas, entre outros)

sutura

Suporte Básico e Avançado de Vida

sav

Esperamos por si no Centro de Simulação para treinar estas ou outras áreas de especialização.