Áreas de Formação
O Centro de Simulação da CUF Academic Center está desenhado para abranger virtualmente todas as áreas assistenciais médicas e cirúrgicas, dando particular atenção à especificidade do treino de profissionais diferenciados.
Ginásio de Simulação
O Ginásio de Simulação, desenvolvido pela CUF Academic Center, assenta num modelo pedagógico inovador, baseado no conceito de “prática deliberada”.
Cirurgia
A pensar nas necessidades de formação e treino cirúrgico, o Centro de Simulação permite o treino de técnicas básicas e avançadas, em contexto de cirurgia clássica e minimamente invasiva.
Cuidados Intensivos
Ensino e treino com vista à redução efetiva do risco em organizações de alta complexidade, como as Unidades de Cuidados Intensivos.
Imagiologia
Além de ser uma área específica, é também utilizada por várias especialidades enquanto instrumento de apoio na sua prática clínica, o que reforça a importância de desenvolver estas competências nos profissionais de saúde.
Procedimentos Endoscópicos
Nesta área o treino é realizado tanto em simuladores como em equipamentos reais, permitindo uma curva de aprendizagem adequada a cada fase formativa.
Ginecologia/Obstetrícia
Pela sua exposição e necessidade frequente de procedimentos invasivos, diagnósticos e terapêuticos, qualquer uma destas valências exige formação e treino específicos, perfeitamente adequados ao ensino baseado em simulação.
Pediatria e Neonatologia
Nesta área, a educação médica baseada em simulação assume particular importância, devido à especificidade da patologia pediátrica e às oportunidades escassas de realização de técnicas e procedimentos invasivos nas crianças.
Anestesiologia
O ambiente complexo do bloco operatório e a especificidade do ato anestésico exigem uma capacitação altamente diferenciada dos profissionais desta especialidade, pioneira na utilização da simulação enquanto instrumento de ensino e treino.
Oncologia
A abordagem ao doente oncológico é feita por equipas multidisciplinares e altamente diferenciadas, em contextos complexos, sendo essencial capacitar estes profissionais com competências técnicas e comportamentais ajustadas à exigência clínica.
Enfermagem
Os Cuidados de Enfermagem são o ato nobre de atuação clínica em proximidade ao doente. Pela sua natureza de intervenção, englobam um conjunto de competências técnicas e não técnicas passíveis de ser adquiridas através do treino baseado em simulação.
Qualidade e Segurança do Doente
A utilização de modelos e ambientes simulados permite o treino em condições muito próximas da realidade, num ambiente seguro e supervisionado onde é permitido errar, analisar o desempenho e prevenir eventos adversos em situações reais.
Técnicas Invasivas
Treino de competências técnicas individuais, onde é possível aperfeiçoar os mais variados procedimentos invasivos, desde a abordagem da via aérea difícil a bloqueios neuromusculares.