Cuidados Intensivos

Ensino e treino com vista à redução efetiva do risco em organizações de alta complexidade, como as Unidades de Cuidados Intensivos.

 

As Unidades de Cuidados Intensivos são classificadas como organizações de alta complexidade e de risco potencial para a ocorrência de eventos adversos sérios, não só pela gravidade dos doentes nela internados, como pelo elevado número de procedimentos invasivos que são executados.

 

A Simulação tem vindo a afirmar-se como instrumento de ensino e treino capaz de assegurar uma redução efetiva desse risco. Com recurso a modelos e ambientes simulados, são criados cenários muito próximos da realidade assistencial, assegurando a possibilidade de treino e análise crítica dos erros, correção e prevenção dos mesmos em ambiente realista.

 

O treino específico destas equipas multidisciplinares assume particular importância, quer seja no Centro de Simulação ou no ambiente real (simulação in situ), já que preparam os profissionais para situações raras, graves e inesperadas (CRM – Crisis Resource Management).

 

O Centro de Simulação CUF dispõe de equipamento de simulação e de utilização real, capaz de dar resposta a necessidades formativas desta área assistencial, tais como ventilação, técnicas de substituição renal, ECMO, monitorização invasiva, procedimentos invasivos, endoscopia, broncoscopia, entre outros.