O Centro de Simulação CUF abrange virtualmente todas as áreas assistenciais, médicas e cirúrgicas, versatilidade que se consegue desde logo pela distribuição estratégica de salas e equipamentos.

Todas as instalações do Centro de Simulação são altamente adaptáveis, garatindo a mimetização dos mais diversos ambientes simulados, desde cenários éticos e comportamentais ao mais minucioso gesto técnico.

Simulação de Alta Fidelidade

Nas salas de simulação de alta fidelidade é possível fazer treino técnico específico e de equipas multidisciplinares, com modelos que mimetizam o doente real, nas mais variadas situações clínicas médicas e cirúrgicas.

Esta abordagem permite o desenvolvimento de competências técnicas, não técnicas, gestão de risco e de crise (CRM – Crisis Resource Management), bem como implementação e discussão de cenários éticos. A sala de simulação de alta fidelidade dispõe de uma sala de controlo, onde é possível programar, parametrizar e acompanhar os cenários de simulação, sem interferência na dinâmica de ambiente simulado.

 

SimCapture

Toda esta atividade é controlada pelo sistema de gestão integrada de atividades de simulação clínica, baseada na plataforma de vídeo - SimCapture - que regista os cenários de simulação para posterior discussão na sala de debriefing.

Esta plataforma de vídeo fixa e portátil, compatível com diferentes sistemas operativos e manequins, permite a captura e integração plena em tempo real dos sinais vitais e outras constantes dos simuladores de alta fidelidade.

O SimCapture é compatível com o que está instalado na Nova Medical School, permitindo uma gestão integrada dos dois polos. O módulo portátil deste sistema permite a implementação de cenários e o mesmo tipo de formação em contexto de “simulação in situ”. Isto é, fora do centro de simulação, nos serviços, com as equipas próprias, em ambiente real e diário de cuidados assistenciais.

Procedimentos Cirúrgicos

Nas salas de procedimentos cirúrgicos é possível o treino de técnicas cirúrgicas básicas e avançadas, em contexto de cirurgia clássica e minimamente invasiva.

Dispõe de um conjunto de simuladores de laparoscopia que permitem o treino de técnicas e competências, em programas validados, com métricas de aprendizagem automáticas e baseadas em formadores/avaliadores.

O centro de simulação conta ainda com uma área de formação específica em cirurgia robótica, utilizando o sistema Da Vinci, onde é possível treinar estes procedimentos em ambiente realista.

Procedimentos Endoscópicos

Esta sala permite o treino de técnicas endoscópicas e minimamente invasivas com recurso a simuladores, mas também a equipamento real, igual ao que é utilizado nas salas de procedimentos do Hospital.

Dispõe de simuladores de endoscopia digestiva alta, CPRE e colonoscopia (Gastroenterologia), laringoscopia e broncofibroscopia (Otorrinolaringologia e Pneumologia), histeroscopia (Ginecologia) e endoscopia Urológica.

Os simuladores que equipam esta sala são a base da implementação de cursos com currículo definido, protocolado e validado pelas sociedades científicas nacionais e internacionais, permitindo uma curva de formação e treino com vista à certificação técnica e científica desejada pelos formandos, equipas e serviços clínicos.

O centro de simulação dispõe ainda de equipamentos reais, utilizados pelas diferentes especialidades (Stryker, Storz, Olympus, B-Braun, entr outros), que permitem a escalada na curva formativa e translacional à atividade clínica assistencial.

Consulta Simulada

A sala de consulta permite o treino do ato de consulta, com mimetização completa do ambiente de um gabinete de atendimento, em tudo igual aos demais existentes no Hospital.

Especialmente importante para o treino de entrevista clínica em áreas em que a anamnese e o exame objectivo desempenham grande parte do papel diagnóstico (Medicina Interna, Psiquiatria, Psicologia, Neurologia, Pediatria, ou Oncologia).

Na nova realidade imposta pela pandemia de COVID-19, planeou-se também este gabinete para o treino em segurança com doente virtual, baseado em software e/ou realidade virtual ou aumentada.

Salas multiusos

As salas multiusos destinam-se ao treino de competências técnicas e procedimentos invasivos, em várias especialidades, e estão preparadas para ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada ação formativa.

Podem decorrer nestas salas cursos como Suporte Básica e Avançado de Vida, Abordagem da Via Aéra Difícil, Monitorização invasiva e não invasiva, Epidural e Raquianestesia, Bloqueios neuromusculares, entre outros.

Debriefing

Com recurso ao sistema SimCapture implementado no Centro de Simulação, todas as atividades de formação e treino realizadas permitem a obtenção de registos audiovisuais para as sessões de debriefing, que sucedem cada evento simulado.

Esta sala está preparada para garantir a confidencialidade de dados de identificação e desempenho dos participantes/formandos. O debriefing é atualmente reconhecido como um dos principais instrumentos de aprendizagem e retenção de conhecimento em medicina.

Anfiteatro Cirúrgico

O anfiteatro cirúrgico constitui uma extensão conceptual da aprendizagem em ambiente simulado, para a prática com o doente real.

Foi concebido para proporcionar aos formandos/profissionais uma vista privilegiada sobre o bloco operatório e a sua atividade. Para além da visualização direta, a sala está equipada com um sistema audiovisual, que permite a observação minuciosa da técnica executada em tempo real, assim como a interação com os especialistas.