Simulação de Alta Fidelidade
A Simulação de Alta Fidelidade baseia-se na construção de cenários realistas, com utilização de simuladores que mimetizam o doente real, em ambiente controlado, permitindo o treino de competências técnicas e não técnicas de equipas multidisciplinares.
Esta abordagem explora as mais variadas situações médicas, cirúrgicas, éticas, de gestão de risco e de crise (CRM – Crisis Resource Management).
Os cenários de Simulação de Alta Fidelidade são parametrizados e monitorizados fora do ambiente simulado, na sala de controlo, para garantir que não há qualquer interferência na dinâmica dos formandos.
Todas estas ações terminam na sala de debriefing, onde se visualizam os registos vídeo e outros indicadores recolhidos durante a formação, o que permite uma avaliação personalizada e da prestação de cada participante e da equipa.
O Ginásio de Simulação disponibiliza um layout de construção de cenários e o apoio da sua equipa pedagógica para criação de programas de treino de equipas multidisciplinares - médicos, enfermeiros e técnicos - com vista ao treino de competências técnicas e não técnicas.