Teleconsulta CUF

para sua segurança e comodidade

No contexto da pandemia de COVID-19, a CUF passa a disponibilizar o serviço de teleconsultas, contribuindo desta forma para a redução de deslocações evitáveis às unidades de saúde por parte dos doentes.

A partir de agora poderá optar por realizar uma teleconsulta, necessitando apenas de um dispositivo com câmara e microfone (smartphone, tablet ou computador) e ligação à internet.

A teleconsulta está disponível para a maioria das especialidades, incluindo Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Pediatria.

Teleconsultas

Conheça as várias Teleconsultas, de diferentes Especialidades, disponíveis na CUF

Como marcar?
Como aceder?
Como pagar?

Marcar uma teleconsulta através do My CUF

Aceda ao My CUF e faça a sua marcação da forma habitual.
Não esquecer: no campo de pesquisa da consulta, selecione a opção teleconsulta da especialidade pretendida (por exemplo: Teleconsulta de Pediatria).

 

Marcar uma teleconsulta por telefone

Contacte o seu hospital ou clínica CUF e solicite a marcação de uma teleconsulta.
Não esquecer: confirme se a teleconsulta está disponível para a especialidade que procura.

 

 

Confirmação da marcação

Irá receber dois e-mails:

  • e-mail de confirmação da teleconsulta
  • e-mail com as instruções de acesso à teleconsulta

1. No dia e hora da teleconsulta, abra o e-mail com as instruções e clique no link para entrar na teleconsulta.
Não esquecer: assegure-se que tem boa ligação à internet e verifique que tem a câmara e o microfone ligados.

 

2. Aguarde a chegada do médico

 

3. Realize a consulta

 

4. Termine a consulta
Não esquecer: desligue a teleconsulta e feche a janela.

Após terminar a teleconsulta poderá efetuar o pagamento no My CUF ou por referência multibanco.*

 

No My CUF

Aceda à área de faturas e siga as instruções de pagamento.

 

Por referência multibanco

Quando receber a fatura em casa ou por e-mail, siga as instruções de pagamento.

 

* A disponibilização dos dados para pagamento poderá não ser imediata.



Perguntas Frequentes
O que é uma teleconsulta?

A teleconsulta é uma consulta à distância com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Pode ser utilizada para consultas de seguimento de doentes já conhecidos, mas também para primeiras consultas.

Quando é mais indicado fazer uma teleconsulta

A teleconsulta é indicada em interações em que se prevê não haver necessidade de contacto físico. Como por exemplo:

  • a discussão de resultados de exames
  • o esclarecimento de dúvidas por parte do doente
  • a renovação da prescrição
  • o controlo evolutivo programado da doença sem necessidade de interação física
Em que casos não é indicada a teleconsulta?

Nas seguintes situações clínicas não deve recorrer à teleconsulta:

  • Dor ou aperto no peito
  • Dificuldade a respirar ou falta de ar
  • Alteração da consciência (sonolência marcada)
  • Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar
  • Hemorragias abundantes
  • Queimaduras graves
  • Ferimentos por acidente

Nestes casos deverá ligar o 112.

Qual o preço da teleconsulta?

Para os clientes particulares e com seguro de saúde, o preço da teleconsulta é igual ao preço da consulta presencial. Os restantes clientes deverão informar-se sobre as suas condições.

A minha seguradora comparticipa teleconsulta?

Atualmente as teleconsultas são comparticipadas pelas seguintes seguradoras e subsistemas: AdvanceCare, Allianz, CTT Médis, Future Healthcare, Generali, INCM, Médis, Montepio, Multicare, Multicare-PT, SAMS SIB, Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos (SSCGD), RAR.

A CUF está a trabalhar em conjunto com todas as seguradoras e subsistemas para garantir a comparticipação das teleconsultas.

Quais as especialidades disponíveis?

Especialidades disponíveis para Primeiras Consultas e Consultas Subsequentes:

  • Anestesiologia
  • Endocrinologia
  • Hemato-Oncologia
  • Imunoalergologia
  • Medicina Geral e Familiar
  • Medicina Interna
  • Neurocirurgia
  • Pediatria
  • Pedopsiquiatria
  • Psicologia Clínica
  • Psiquiatria

 

Especialidades disponíveis para Consultas Subsequentes:

  • Cardiologia
  • Cardiologia Pediátrica
  • Cirurgia Cardíaca
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Maxilo-Facial
  • Cirurgia Pediátrica
  • Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
  • Cirurgia Torácica
  • Cirurgia Vascular
  • Dermatologia
  • Doenças Infeciosas
  • Gastrenterologia
  • Genética Médica
  • Ginecologia-Obstetrícia
  • Medicina Dentária
  • Medicina Física e Reabilitação
  • Nefrologia
  • Neurologia
  • Neuropsicologia
  • Nutrição
  • Oftalmologia
  • Ortopedia
  • Otorrinolaringologia
  • Pneumologia​​​​​​​
  • Reumatologia
  • Terapia da Fala
  • Urologia
Quais as condições necessárias?

Pode aceder à teleconsulta em qualquer dispositivo com acesso à internet, com uma câmara e microfone (smartphonetablet ou computador). Verifique sempre se tem bom acesso à internet, de forma a minimizar interrupções durante a realização da teleconsulta.

Na realização da sua consulta, procure um lugar privado, sem ruído e onde esteja confortável, assim como nas consultas presenciais.

Quanto tempo demora uma teleconsulta?

A teleconsulta tem a mesma duração da consulta presencial.

Como posso agendar a minha teleconsulta?

A teleconsulta pode ser agendada pelo My CUF ou por telefone.

Como acedo à teleconsulta?

Para aceder à teleconsulta deverá seguir as instruções enviadas por e-mail após a marcação da consulta.

O que fazer se o médico não estiver na consulta?

Na hora marcada deve aceder à teleconsulta, seguindo as instruções enviadas por e-mail. Se o médico ainda não estiver disponível, por favor aguarde. Em caso de dúvida entre em contacto com o seu hospital ou clínica CUF.

E se precisar de mostrar resultados de exames?

Se os exames forem realizados num hospital ou clínica CUF, o médico terá acesso através do sistema.

Se os exames forem realizados em outra unidade de saúde, pode apresentar os relatórios dos exames através da câmara ou partilhá-los no ecrã com o seu médico.

Como recebo as prescrições de medicamentos?

As prescrições de medicação são enviadas por SMS ou e-mail.

Se tiver uma conta My CUF ativa, as prescrições de medicamentos ficam também disponíveis na app.

Como recebo as prescrições de exames?

Se tiver uma conta My CUF ativa, as prescrições de exames ficam disponíveis na app.

Se não tiver uma conta My CUF, as prescrições de exames são enviadas por e-mail.

Posso fazer teleconsulta se não tiver My CUF?

Sim. No entanto, se tiver uma conta My CUF poderá receber as prescrições de medicamentos e exames e efetuar o pagamento de uma forma mais rápida e simples.

Como pago a teleconsulta?

O pagamento da teleconsulta pode ser realizado por duas vias:

  1. My CUF: aceder à área de faturas e seguir as instruções na app
  2. Por referência multibanco: seguir as instruções de pagamento na fatura recebida por e-mail ou correio

Nos dois cenários, a disponibilização dos dados para pagamento poderá não ser imediata.

O médico consegue ver meu histórico clínico?

Sim. Durante a consulta o médico tem acesso ao seu histórico clínico, bem como aos resultados de exames que tenha realizado no seu hospital ou clínica CUF.

Os dados clínicos recolhidos durante a teleconsulta são registados no seu processo clínico e ficam disponíveis para consultas futuras.

Ninguém vai aceder aos meus dados?

A solução de teleconsulta CUF garante a proteção dos seus dados (HIPAA compliant) para além de que os nossos profissionais de saúde estão ligados através da rede segura da CUF.

Não sou cliente CUF, posso marcar uma consulta?

Por uma questão de segurança dos seus dados e de garantia da sua identidade, se não é cliente CUF não pode marcar uma teleconsulta. Apenas são elegíveis clientes que já tenham tido uma consulta ou exame em qualquer hospital ou clínica CUF.