Oferta clínica CUF para beneficiários da ADSE e subsistemas

IASFA, SAD GNR e SAD PSP

A partir de 1 de setembro de 2021, com a entrada em vigor da nova Tabela do Regime Convencionado, os beneficiários da ADSE e dos restantes subsistemas públicos podem aceder aos cuidados de saúde da rede CUF de duas formas:

  • Regime Convencionado - Pagando os preços fixados pela ADSE no âmbito das convenções acordadas com a CUF, conforme publicado no site da ADSE.
  • Regime Livre - Acedendo a uma Tabela Especial - ADSE, IASFA, SAD GNR e SAD PSP, criada pela CUF em exclusivo para os beneficiários da ADSE e dos restantes subsistemas públicos. Esta tabela permitirá ao beneficiário usufruir de preços especiais e também do regime de reembolso, de acordo com as regras da ADSE e dos restantes subsistemas públicos.
Área de Atividade Tipo de Acesso
Consultas Regime Convencionado    Nota* Só nos casos em que os médicos não disponham de convenção, é aplicado o regime livre, como já acontecia no passado.
Atendimento Permanente Regime Convencionado
Cirurgias Regime Convencionado ou Regime Livre   (dependendo do médico e do procedimento)
Internamento Regime Convencionado Notas* O internamento está ao abrigo do regime convencionado sempre que aconteça na sequência de atos médicos/procedimentos convencionados. Só nos internamentos decorrentes de atos não convencionados será aplicado o regime livre
Cuidados Intensivos  Regime convencionado   Notas* O internamento em cuidados intensivos está ao abrigo do regime convencionado sempre que o internamento aconteça na sequência de atos médicos/procedimentos convencionados.   Só nos internamentos decorrentes de atos não convencionados será aplicado o regime livre
Partos Regime Convencionado Para garantir o contínuo de cuidados, a CUF instituiu um período de transição para que os partos realizados até 31 de dezembro de 2021 possam realizar-se ainda ao abrigo da convenção.   Regime Livre A partir de 1 de janeiro de 2022 será regime livre.
Exames Maioritariamente Regime Convencionado (com algumas exceções. Em caso de dúvida, consulte www.cuf.pt ou contate o seu Hospital ou Clínica CUF) 
Exames Especiais de Gastrenterologia Regime Convencionado nas unidades de saúde no Norte e Centro (Hospital CUF Porto, Instituto CUF Porto, Hospital CUF Viseu, Hospital CUF Coimbra, Hospital CUF Santarém e Hospital CUF Torres Vedras).   Regime Livre nas unidades da Grande Lisboa.   Notas* *Garantindo o contínuo de cuidados aos doentes, a CUF instituiu um período de transição para que os atos agendados até 31 de agosto - e que têm lugar já a partir de 1 de setembro - possam realizar-se ainda ao abrigo da convenção até 31 de outubro.   *Porque em algumas zonas do país, como no Norte e Centro, o acesso da população a estes procedimentos é mais reduzido, apesar do défice significativo que representa para a CUF, a CUF vai manter a realização destes exames nos hospitais e clínicas destas regiões.
Anatomia Patológica Regime Convencionado
Patologia Clínica Regime Convencionado
Hospital de Dia Oncológico Regime Convencionado
Hospital de Dia Médico (não oncológico) Regime Livre
Tratamentos de Enfermagem Regime Livre
*Tabela não exaustiva

Tabela Especial - ADSE, IASFA, GNR e PSP

A CUF disponibiliza uma Tabela Especial - ADSE, IASFA, GNR e PSP, criada pela CUF em exclusivo para os beneficiários da ADSE e dos restantes subsistemas públicos, aplicável apenas aos médicos, atos e procedimentos clínicos não convencionados. Esta tabela permitirá ao beneficiário usufruir de preços especiais no regime de reembolso, de acordo com as regras da ADSE e dos restantes subsistemas públicos.

Poderá encontrar os valores nesta tabela

 

O beneficiário deve confirmar diretamente junto do seu Hospital ou Clínica CUF.

Período de transição

Por forma a proteger os interesses dos beneficiários e manter os compromissos já assumidos, a CUF instituiu ainda um período de transição para que os atos médicos agendados até 31 de agosto - e que se realizam já depois da entrada em vigor da nova tabela a 1 de setembro - possam ainda realizar-se, sempre que possível, ao abrigo da convenção.

Períodos de transição:

  • Exames de Gastrenterologia (Grande Lisboa): Até 31 outubro
  • Partos: Até 31 de dezembro

Clientes com datas de consultas/exames agendados para datas posteriores aos respectivos regimes de transição, serão contactados pela CUF.

Encontre o seu médico

Pesquise no site o nome do médico e, ao aceder ao respetivo perfil, utilize o simulador para confirmar se o mesmo dispõe de acordo com a ADSE, IASFA, SAD GNR ou SAD PSP:

1 - No menu Médicos, pesquise o médico pretendido. Clique no nome ou na fotografia para abrir o perfil do médico.

2 - No final da página, encontra a informação sobre os Acordos disponíveis. Selecione a ADSE, IASFA, SAD GNR ou a SAD PSP, a consulta que pretende e o(s) Hospital ou Clínica CUF da sua preferência.

3 - Clique no botão “Verificar cobertura”.

4 - Surgirá uma destas mensagens:

  •  V - tem acordo, pode marcar a Consulta no My CUF.
  •  X - não tem acordo. Se o seu médico não tem acordo com a ADSE e subsistemas públicos, verifique se tem acordo com a tabela com valores especiais que a CUF disponibiliza. Pesquise nos Acordos no perfil do médico por “Tabela Especial - ADSE, IASFA, GNR e PSP”. Opcionalmente, também pode consultar se outros médicos da mesma especialidade têm acordo.

 

A informação sobre os médicos e atos clínicos será ainda atualizada no decorrer dos próximos dias.

Marcar consulta

Para saber se a Consulta que pretende agendar tem acordo com a ADSE, IASFA, SAD GNR ou SAD PSP, siga os seguintes passos:

1 - No menu Acordos, pesquise pelo seu subsistema:

ADSE

IASFA

SAD GNR

SAD PSP

2 - Clique no botão “Consultas”.

3 - Procure a Consulta pretendida - exemplo: Consulta Medicina Geral e Familiar.

4 - Selecione o Hospital ou Clínica CUF que pretende - exemplo: Hospital CUF Tejo.

5 - Clique no botão “Confirmar Acordo”.

6 - Surgirá uma destas mensagens:

  • Tem acordo - pode marcar a consulta no My CUF.
  • Não tem acordo
  • A Consulta não está disponível no hospital ou clínica CUF pretendido. - Pode tentar encontrar esta Consulta em outra unidade da rede CUF.

 

Se a Consulta que pretende não tiver acordo com o seu subsistema no Hospital ou Clínica em que pesquisou, a CUF disponibiliza uma tabela com valores especiais. 

Verifique se a consulta que pretende tem acordo com a tabela com valores especiais que a CUF disponibiliza.

Opcionalmente, também pode consultar outro Hospital ou Clínica CUF com o respetivo acordo.

 

A informação sobre os médicos e atos clínicos será ainda atualizada no decorrer dos próximos dias.

My CUF Homepage