Sim Sport CUF: formação médica em emergência desportiva

A CUF Academic Center e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) organizaram o 1º Curso de Simulação Avançada em Medicina Desportiva, o Sim Sport CUF, cujo último módulo se realizou no passado dia 5, na Cidade do Futebol.

 

O Sim Sport CUF® é um curso teórico prático baseado em simulação, que visa promover a boa prática das equipas clínicas que prestam assistência em ambiente de Medicina Desportiva.

A educação médica específica em cenários de emergência médica, trauma (e catástrofe) e a padronização de modelos de actuação de equipas multidisciplinares é fundamental para o sucesso clínico em campo / recinto desportivo.

Com uma estrutura de seis módulos sequenciais, o programa abrange os conceitos teóricos e a sua aplicabilidade prática, experienciados em ambientes simulados em Centro de Simulação Avançado e in situ (campo, pavilhão). Os objetivos específicos de cada Curso podem ser ajustados às diferentes modalidades desportivas. Neste caso em particular, os conteúdos foram totalmente adaptados à prática do futebol.

No último módulo desta formação de consolidação de conhecimentos, que decorreu na Cidade do Futebol, em vésperas do Mundial do Qatar, elementos das equipas técnicas da Federação Portuguesa de Futebol atuaram perante exercícios reais de emergência médica, fundamentais para o sucesso clínico em campo. Os cenários criados permitiram reproduzir situações de trauma de membros, cervical ou torácico, ou ainda de convulsão e paragem cardio-respiratória.  

Sim Sport CUF® teve como equipa organizadora e formadora Pedro Garcia, Diretor Clínico do Centro de Simulação da CUF, Paulo Beckert, especialista CUF em Fisiatria e em Medicina Desportiva e Coordenador Clínico da FPF, Mafalda Sérgio, Enfermeira CUF e Mário Vale, Ortopedista CUF.