CUF e Hospital Fernando Fonseca formam médicos intensivistas

Com o objetivo de promover ações de formação baseadas em simulação com elevado nível de diferenciação, o Centro de Simulação da CUF Academic Center e o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) estabeleceram um protocolo para organização de programas de formação específica e diferenciada pós-graduadas, com recurso a simulador de Broncofibroscopia, destinado a internos de Medicina Intensiva. 

 

“Este protocolo, celebrado com base no interesse recíproco das duas instituições em desenvolver ações que contribuam para a partilha de conhecimento e ações de formação de medicina intensiva, prevê a realização regular de formações teórico-práticas base, com recurso a equipamentos de simulação de elevada componente tecnológica, com complemento de formação em Ginásio de Simulação, explica Paulo Freitas, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do HFF.  

E acrescenta: “Desta forma, com esta parceria, podemos proporcionar aos nossos internos de Medicina Intensiva formação específica em Broncofibroscopia, o que será certamente uma mais valia para uma resposta mais eficiente às necessidades específicas da nossa população”.

O modelo pedagógico do Centro de Simulação da CUF Academic Center, localizado no Hospital CUF Tejo, assenta numa vertente inovadora que permite aos profissionais de saúde realizar horas de treino suplementar, baseadas em simulação, e “com vista a alcançar proficiência e segurança na execução de técnicas e procedimentos específicos”, explica Pedro Garcia, Diretor Clínico do Centro de Simulação CUF Academic Center.

Este modelo permite “uma curva de aprendizagem progressiva até obtenção de proficiência técnica em Broncofibroscopia, com recurso a equipamentos que para além de possuírem elevada componente tecnológica simulam cenários reais de uma Unidade de Cuidados Intensivos”, refere Pedro Garcia.    

As ações de formação, a decorrer no âmbito deste protocolo, irão iniciar durante o mês de março, estando previstas um total de cinco ações até ao final do corrente ano. 

 

Sobre o Centro de Simulação CUF 

O Centro de Simulação da CUF Academic Center foi desenvolvido em parceria com a NOVA Medical School, com o objetivo de reforçar a capacidade formativa em saúde da CUF. Da cooperação estreita entre as vertentes assistencial e académica, resultou uma plataforma tecnológica e formativa que coloca ao serviço dos profissionais de saúde uma oferta abrangente, com recurso a equipamentos de elevada especialização tecnológica e um corpo docente de excelência. O Centro está preparado para dar resposta às necessidades formativas de todas as áreas assistenciais, médicas e cirúrgicas, e para desenvolver programas adequados aos diferentes níveis de experiência e especialização dos profissionais de saúde. O Centro de Simulação CUF disponibiliza, ainda, o Ginásio de Simulação, um conceito inovador que permite aos profissionais de saúde a realização de horas de treino suplementar, baseado em simulação e acompanhados pelo seu formador ou “personal trainer”.

 

Sobre o Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

É um dos maiores Serviços de Cuidados Intensivos da região de Lisboa com 35 camas divididas em 4 Unidades, abrangendo uma população de 550 mil habitantes. A nível de ensino participa no ensino pré-graduado por acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e também no ensino pós-graduado na formação de especialistas em Medicina Intensiva.

O SMI foi um dos Serviços que a nível nacional respondeu à pandemia COVID-19 aumentando a sua capacidade para 42 camas nível 3 e 10 camas não COVID-19 sendo o Serviço com maior carga de trabalho dos hospitais médico-cirúrgicos do nosso país, na resposta à pandemia.