Ordem dos Médicos homenageia Helena Gervásio

No 24º Congresso da Ordem dos Médicos, Helena Gervásio, Diretora Clínica do Hospital CUF Coimbra e Coordenadora de Oncologia do Hospital CUF Coimbra e Hospital CUF Viseu, foi condecorada com a atribuição da Medalha de Mérito.

Esta distinção reconhece a dedicação ao exercício da Medicina e o contributo para a dignificação da profissão médica e da Medicina em geral, prestigiando a carreira  profissional e o mérito pessoal de Helena Gervásio. O seu trajeto humano e profissional foi distinguido como um exemplo para todos os médicos portugueses. 

Numa vida dedicada ao exercício da Medicina e da Oncologia, Helena Gervásio iniciou a carreira hospitalar em 1979 no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, onde foi diretora do Serviço de Oncologia Médica entre 2001 e 2016, tendo integrado a CUF em 2017. 

Figura incontornável da Oncologia portuguesa, detém o título de especialista em Oncologia pela Ordem dos Médicos e o Diploma Europeu em Oncologia Médica pela ESMO – European Society for Medical Oncology. Do seu currículo destaca-se, ainda, a Presidência da Sociedade Portuguesa de Oncologia e a Presidência do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos.

Investigadora principal em diversos ensaios clínicos, nacionais e internacionais, pertencendo a grupos de investigação multinacionais, é autora e coautora de vários artigos científicos e capítulos de livros e é editora da versão portuguesa da revista The Lancet e da revista de investigação da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro. 

Helena Gervásio distingue-se, não só, pelas suas qualidades profissionais, mas também pelo grande humanismo e dedicação às pessoas, ao longo da sua carreira.

O seu lado humano e empatia são reconhecidos pelos doentes que acompanha, tendo um importante papel em todas as fases do percurso do doente.