Oncologista CUF integra lista de revisores da "Nature"

Diogo Alpuim Costa, oncologista da CUF Oncologia nos hospitais CUF Descobertas, Cascais e Santarém integra a lista de revisores científicos de artigos da revista Nature.

A conceituada revista científica publica no seu site os nomes dos revisores científicos desde fevereiro de 2021 em jeito de agradecimento pela sua disponibilidade e precioso contributo na revisão de artigos científicos dos pares.

O oncologista português integra a lista dos revisores de maio de 2021, a par de mais de uma centena de investigadores de todo o mundo. Para ser selecionado para esta função é necessário ser considerado pelos pares e ou pelos editores da revista como especialista ou líder de opinião numa determinada área de conhecimento. Diogo Alpuim Costa é revisor para as áreas de Oncologia e Medicina Hiperbárica e Subaquática.

Em regra após a revisão de um primeiro artigo sugerido pela revista mantém-se esse "estatuto" de forma a que seja possível rever mais artigos científicos vindouros, nas tais áreas identificadas. Os revisores podem também vir a ser convidados a escrever um artigo de revisão sobre algum tema considerado relevante, facto que só acontece após o convite do próprio departamento editorial da revista.

 O jovem oncologista considera que fazer parte deste painel é “uma honra e um privilégio ter sido considerado e incluído na lista de revisores, fator que poderá aumentar também a visibilidade da própria instituição a que estou afiliado, neste caso a CUF Oncologia”.

Para além de revisor, Diogo Alpuim Costa tem também contribuído ou desenvolvido artigos científicos nas suas áreas de interesse, nomeadamente em cancro da mama, cancro de cabeça e pescoço, cancro e microbioma (flora intestinal) e Medicina Hiperbárica e Subaquática.

Diogo Alpuim Costa, médico Oncologista na CUF