Menos Sal Portugal

“Menos Sal Portugal” é uma iniciativa que integra estudo um científico inédito em Portugal que avaliará o impacto na saúde dos portugueses de um programa de reeducação alimentar de redução do consumo do sal.

 

Os portugueses consomem, em média, o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Esta prática é já um problema de saúde pública no nosso país, uma vez que o consumo de sal em excesso está associado a várias doenças, nomeadamente à Hipertensão que afeta um terço da população nacional e que quando não controlada, pode levar a situações fatais como o AVC ou o enfarte do miocárdio.

 

Com o objetivo de combater este problema, a CUF e o Pingo Doce, enquanto marcas portuguesas de referência, juntaram-se para a criação de um programa de sensibilização denominado “Menos Sal Portugal” o qual tem a ambição de consciencializar os portugueses para a importância de melhorarem os seus hábitos alimentares em relação ao consumo de sal.

 

Este programa será iniciado com a realização de um estudo científico coordenado pelos investigadores Conceição Calhau e Jorge Polónia. Inédito em Portugal, este estudo avaliará o impacto de um programa de reeducação alimentar de redução do consumo do sal na saúde dos portugueses.

 

A equipa de investigadores vai recrutar 500 voluntários entre os 20 e os 70 anos da área metropolitana de Lisboa. Durante três meses, entre março e maio, os participantes irão integrar um programa de educação alimentar que visa a redução do consumo do sal, sendo acompanhados e orientados por equipas especializadas.

 

Caso pretenda saber mais informações sobre o programa visite www.menossalportugal.pt

Caso esteja interessado em participar no estudo, inscreva-se aqui

 

Coordenadores

Conceição Calhau

Professora da NOVA Medical School, Coordenadora da Unidade Universitária de Lifestyle Medicine da CUF e da NOVA Medical School e Investigadora do CINTESIS

 

Jorge Polónia

Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Professor Catedrático Convidado da Universidade de Aveiro, Investigador do CINTESIS, Médico Especialista em Medicina Interna e Hipertensão Arterial do Hospital CUF Porto, Membro da Direção da Sociedade Europeia da Hipertensão.