Médicos da CUF Porto galardoados no Prémio Bial 2018

O especialista em Gastrenterologia do Instituto CUF Porto e Diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO-Porto, Mário Dinis Ribeiro, recebeu o Prémio Bial, no valor 100 mil euros, no âmbito de uma investigação pioneira que traça recomendações para reduzir as mortes por cancro gástrico.

Mário Dinis Ribeiro defende que para reduzir a mortalidade por cancro gástrico em Portugal deve-se promover uma redução efetiva do hábito tabágico, promover a erradicação da bactéria Helicobacter pylori - se presente - além da promoção do diagnóstico precoce de cancro gástrico através de uma endoscopia digestiva alta aquando do rastreio do cancro colorretal.

Ana Castro Fernandes, médica psiquiatra do Hospital CUF Porto, recebeu igualmente uma das menções honrosas do Prémio Bial, no valor de 10 mil euros, com uma investigação sobre perturbação obsessiva-compulsiva, que afetará cerca de 4% da população portuguesa. A investigação além de apresentar um diagnóstico pormenorizado do "estado da arte", apresenta novos dados e possíveis soluções para o problema.

O Prémio Bial Medicina Clínica 2018 visa galardoar uma obra intelectual, original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância.